terça-feira, 11 de julho de 2017

Prefeitura auxilia produtores culturais a inscreverem projetos em prêmio do Ministério da Cultura

Oficina realizada em parceria com o Minc e estrutura de profissionais à disposição de ativistas locais são alguns dos incentivos oferecidos pelo poder público de Queimados


Dine Estela: Os produtores culturais de Queimados ganharam um estímulo a mais no último sábado (8) para inscreverem seus projetos no Prêmio Leandro Gomes de Barros lançado este mês pelo Ministério da Cultura (Minc).  Iniciativas como artesanato, quadrilhas juninas, folias de reis, grupos afro-culturais, de maracatu,  jongo, cortejo de Afoxé, Bumba-Meu-Boi, Boi de Mamão, mestres e até personalidades que contribuíram para a manutenção das culturas populares podem ser contempladas com benefícios de até R$ 10 mil. Além das oficinas realizadas em parceria com Minc, os ativistas poderão utilizar a estrutura da Secretaria Municipal de Cultura para a realização das inscrições até o dia 28 de julho.  As vagas são limitadas e podem ser feitas no site do Minc: http://culturaspopulares.cultura.gov.br/oficinas/

Segundo o Secretário Municipal de Cultura, Marcelo Lessa, os profissionais da prefeitura estarão à disposição dos produtores culturais da cidade no preenchimento e envio das inscrições. “Estamos enquanto poder público para ajudar em tudo que for possível para que tenhamos todos os nossos produtores culturais participando deste concurso. Temos muito talento na cidade de Queimados”, destacou.

Segundo o articulador da oficina do Minc em Queimados, Jorge Freire, a intenção do prêmio é resgatar as culturas populares, ajudando os fazedores de cultura a manter seu espaço na sociedade. “O prêmio chega para dar um fôlego para estes produtores culturais que sempre lutaram pela sua arte com muita dificuldade. Também é um prêmio de reconhecimento pelo trabalho realizado”, destacou.

Ativistas Culturais estão confiantes

O lançamento do Prêmio na cidade representou uma esperança de retomada e manutenção das atividades culturais para a maioria dos grupos culturais, destacou o mestre da Folia de Reis Boas Novas de Belém, Ataíde de Souza, conhecido como Nego da Folia que existe em Queimados há mais de 20 anos. “Essa será a nossa oportunidade de continuar com a nossa folia dentro e fora da cidade. Eu já me antecipei e li todo o edital e aproveitei a oficina para retirar minhas dúvidas com os técnicos e estou muito otimista”, enfatizou.

A cultura afro representada tanto pelo grupo Aganju de Eurídice Ambrósio e pelo terreiro de umbanda de Pai Fabrício Caravanas também irão participar do edital.“ Iremos contar nossa trajetória de 103 anos, além da vida e precursor que foi meu avô Custódio Caravana que faria 150 anos este ano e sempre esteve ligado com todas estas atividades culturais e sociais dos negros no Brasil. Em nossa casa já ensinamos jongo, maracatu, capoeira, danças e ritos afro brasileiros, além das ações sociais”, lembrou o líder.


Eurídice Ambrósio também está otimista com a iniciativa. “Temos 35 anos de muita história para contar e já demos muita contribuição cultural para a cidade de Queimados e queremos continuar o trabalho e acho que essa verba pode ajudar muito”, observou.



Premiação



Das 500 premiações, 200 serão destinadas a pessoas físicas, outras 200 para coletivos culturais sem constituição jurídica, 80 voltadas para pessoas jurídicas sem fins lucrativos e com natureza ou finalidade cultural. Serão premiados 20 herdeiros de mestres já falecidos (In Memorian), em homenagem à dedicação do trabalho voltado aos saberes e fazeres populares e às expressões culturais, com reconhecimento da comunidade onde viveram e atuaram. Cada iniciativa selecionada receberá R$ 10 mil.


Cada candidato poderá apresentar apenas uma iniciativa para a seleção. As inscrições poderão ser feitas pela internet ou por via postal. Em caso de inscrição online, a documentação prevista no edital deverá ser preenchida, assinada e anexada ao Sistema de Acompanhamento às Leis de Incentivo à Cultura – SalicWeb, disponível na página eletrônicahttp://sistemas.cultura.gov.br/propostaweb.


Caso o candidato prefira realizar a inscrição por via postal, ela deverá ser enviada com aviso de recebimento obrigatório (AR) simples ou entrega rápida, para o endereço especificado no edital.


Critérios de avaliação

Uma comissão de seleção será responsável pela avaliação das iniciativas na fase de classificação. Contará com, no mínimo, 20 membros, sendo 10 titulares e 10 suplentes e será composta por servidores públicos e representantes da sociedade civil.

Entre os critérios avaliados estão: contribuição sociocultural que o projeto proporcionou às comunidades; melhoria da qualidade de vida das comunidades a partir de suas práticas culturais; impacto social e contribuição da atuação para a preservação da memória e para a manutenção das atividades dos grupos, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.