terça-feira, 4 de julho de 2017

Queimados aposta na prevenção para combater as drogas e a violência


Prefeitura forma 660 alunos da rede pública em curso educativo realizado em parceria com a Polícia Militar

Aline Lopes - A luta contra as drogas é intensa e o tema, cada vez mais, é motivo de debates e ações do poder público e da sociedade civil.  E em Queimados, mais um importante passo foi dado para a conscientização de crianças e adolescentes. Na manhã desta terça (4), o Ginásio Municipal Metodista recebeu 660 alunos de escolas da rede municipal de ensino para a formatura do Programa Educacional de Resistência as Drogas (PROERD), realizada pela Polícia Militar, em parceria com a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação. O objetivo é oferecer atividades didáticas, prevenindo o uso de drogas e a violência entre crianças. 

O PROERD é um programa criado nos Estados Unidos, e adaptado para a realidade brasileira. Ele é disponível para todos os alunos matriculados no primeiro segmento do ensino fundamental, da rede publica, com uma duração de seis meses. A implantação do Programa Educacional no Rio de Janeiro, em 1992, foi fruto do interesse da Polícia Militar em realizar um projeto de prevenção voltado especialmente para a população jovem, sobre as drogas, seus principais problemas e consequências.

O Prefeito Carlos Vilela, acredita que o programa é uma forma de disciplinar as crianças, para um futuro melhor: “Quando elas dizem não as drogas, elas estão criando um mundo sem violência. Parabéns à secretaria de educação e à polícia militar. Quando investimos no ensinamento de uma criança hoje, estamos evitando que tenhamos consequências graves no futuro”, disse.

O Secretário Municipal de Educação, Lenine Lemos, também ressaltou a importância do programa nas escolas: “Nossas crianças são os principais propagadores de ações contra as drogas. Além da conscientização, que faz com que elas fiquem cada vez mais longe do uso de entorpecentes, elas passam o que aprenderam na família e para outros amigos", destacou.  

O ensinamento, na prática, traz uma conscientização na vida das crianças. A Sargento da Polícia Militar, Juliana Ferreira, professora do programa em Queimados, esteve presente na formatura e disse que durante o curso, percebeu a mudança no comportamento dos alunos: “Após o período de cursos, chegamos ao final do programa e realizamos uma redação com eles, e ai pudemos ver como mudaram a forma de pensar”, destacou.

Mudança de comportamento das crianças é notório

Para atuarem no programa, policiais instrutores passam por um processo de seleção, e os aprovados recebem um treinamento especial que inclui habilidades de comunicação e noções de técnicas de ensino, além de aulas de psicologia, dinâmicas de grupo, informações sobre as drogas e relações interpessoais.

Para a Keith Santos (35), mãe da Emanuele Vitória (11), aluna do Escola Municipal Leopoldo Machado, no Centro, o curso tem ajudado na reação das crianças quando alguma pessoa oferecer drogas a elas: “O programa é muito importante. Eu sempre falei com ela sobre drogas, mas agora ela consegue entender melhor a importância de negar através de um curso, ministrado por policiais militares”, disse.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.