sexta-feira, 28 de julho de 2017

Queimados promove 1ª conferência municipal de Vigilância em Saúde

Encontro contará com realização de debates, oficinas, elaboração de propostas e eleição de delegados para a etapa estadual que será realizada em setembro

Foto: Simone Silva
Aline Lopes- Com o tema “Vigilância em Saúde: Direito, Conquistas e Defesa de um SUS Público de Qualidade”, a Prefeitura de Queimados e o Conselho Municipal de Saúde vão realizar neste sábado (29) a 1ª Conferência municipal de Vigilância em Saúde, das 8h às 17h, no Teatro Municipal Metodista (Av. Vereador Marinho Hemetério de Oliveira, s/n, Vila Pacaembu). No evento, terão palestras, oficinas, debates, homenagens aos conselheiros, eleição de delegados e aprovação de propostas para o encontro regional, que será realizado dia 10 de setembro na Casa de Cultura de Belford Roxo. Todos os participantes receberão certificados e a entrada será aberta ao público.

A Conferência tem como objetivo propor diretrizes para a formulação da Política Nacional de Vigilância em Saúde e o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS). A Secretária Municipal de Saúde, Drª. Lívia Guedes, ressalta a importância desse debate para a cidade. “Será mais uma oportunidade de nos reunirmos para debater temas que vão melhorar a qualidade dos serviços que prestamos em nossa cidade”, ressaltou.

Os eixos temáticos da conferência são: "O lugar da vigilância em saúde no SUS"; "Responsabilidades dos Estados e Governos com a Vigilância em Saúde"; "Saberes, Práticas, processos de trabalhos e tecnologias na Vigilância em Saúde" e "Vigilância em Saúde participativa e democrática para enfrentamento das iniqüidades sociais em saúde”.

O que é a Vigilância em Saúde?

A Vigilância em Saúde está relacionada às práticas de atenção e promoção da saúde dos cidadãos e aos mecanismos adotados para prevenção de doenças. A vigilância epidemiológica, por exemplo, reconhece as principais doenças de notificação compulsória e investiga epidemias que ocorrem em territórios específicos. Além disso, age no controle dessas doenças.

Outro exemplo é a vigilância ambiental, que se dedica às interferências dos ambientes físico, psicológico e social na saúde. As ações neste contexto têm privilegiado, por exemplo, o controle da água de consumo humano, o controle de resíduos e o controle de vetores de transmissão de doenças – especialmente insetos e roedores.

No caso da Vigilância Sanitária, o foco geralmente está no controle de bens, produtos e serviços que podem oferecer riscos à saúde da população, como alimentos, produtos de limpeza, cosméticos e medicamentos. Outros exemplos são a fiscalização de locais como escolas, hospitais, clubes, academias, parques e centros comerciais, e a inspeção de processos produtivos que podem colocar em risco trabalhadores e meio ambiente.

Já a área de saúde do trabalhador realiza estudos, ações de prevenção, assistência e vigilância aos agravos à saúde relacionados ao trabalho.

 Confira a programação:

8h às 11h - Credenciamento e Coffee Break
8h30 - Composição da 1º Mesa
8h45- Execução dos Hino Nacional / Hino Municipal
8h55 - Leitura da Reflexão
9h -Leitura do Regimento Interno
9h15 - Composição da 2º Mesa
9h35- Palestra da Dra Lucia Souto- Pesquisadora da Fiocruz e Diretora do Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes)
9h55 - Palestra da Kelly da Silva Lisboa Subsecretária Adjunta de Atenção a Saúde
10h15 - Palestra do Wanderson Beral Alves - Representante do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador e Trabalhadora (Cerest)
10h35 - Debate
11h - Homenagem aos Conselheiros
12h - Almoço
13h - Grupos de Trabalhos
14h30 - Plenária para Aprovação das Propostas
15h30 - Eleição dos delegados para a Regional
16h20 - Prestação de Contas da 1º Conferência Municipal de Vigilância em Saúde
16h40 - Encerramento e Entrega dos Certificados
17h - Coffee Break

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.