quarta-feira, 12 de julho de 2017

Queimados realiza Mostra Pedagógica em todas as escolas municipais

Queimados realiza Mostra Pedagógica em todas as escolas municipais

Fotos: Thiago Loureiro e Igor Lima

Dine Estela: Os alunos das escolas municipais de Queimados fecharam o primeiro semestre com chave de ouro mostrando toda a sua criatividade através de mostras pedagógicas que revelaram potencial artístico, científico e até cultural. Uma equipe de avaliadores da Secretaria Municipal de Educação irá selecionar os melhores trabalhos para uma exposição no Espaço Cultural Antônio Fraga no início do próximo semestre. Todas as escolas municipais de Queimados participaram nesta quarta, 12,  da mostra: Encontros e Reencontros. Somos todos iguais da diferença. A Mostra foi uma culminância do trabalho desenvolvido no primeiro semestre  com  objetivo debater  intolerâncias religiosas, violências e preconceitos de um modo em geral.

Foram apresentadas exposições de trabalhos práticos de várias disciplinas como jograis de matemática, experiências científicas e até apresentações culturais abordando temas como: diversidade étnico racial,  leitura,  produção textual, aspectos da vida social e etc, explicou a subsecretária de educação, Lina Vasconcelos. “Esta ação é aberta a toda a comunidade escolar e envolve a todos,  alunos, professores, educadores sociais do Programa Mais Educação e  os pais.  É efetivamente,  um trabalho realizado e compartilhado por muitas mãos, pois são produzidos pelos  professores e seus alunos”, enfatizou.

Para as alunas do oitavo ano de matemática da Escola Municipal Scintilla Exel, o ensino da disciplina ficou muito mais fácil e divertido. “Através dos jogos fica muito mais fácil aprender e até compartilhar com os colegas”, disse Sabrilla Rodrigues, 13 anos. Maria Eduarda, 12, também comemora a melhora nos rendimentos através das aulas práticas. “Depois dos jogos eu senti mais prazer em participar das aulas da professora Elisângela”, contou a menina. Ambas são alunas da professora Elisângela Dantas que já ganhou vários prêmios, por conta de projetos de incentivo à aprendizagem como jogos, dramatizações e até exposições.

O dia também foi de grandes revelações na área cultural com o coral da Escola Municipal Leopoldo Machado, formado por: Amanda França (inscrita no The Voice Kids), Bruna Kelly, Débora Brum e no violão: Ana Beatriz. Duas componentes já foram até inscritas em concursos de calouros por conta da desenvoltura com os microfones. “Acreditamos numa escola viva que priorize a aprendizagem significativa. Assim, a mostra pedagógica, tem o objetivo de apresentar a comunidade, os saberes que foram compartilhados durante este período nas aulas por toda a escola, e  dar aos alunos a oportunidade de constituir-se enquanto sujeitos de sua aprendizagem. Reconhecendo o espaço escolar como um espaço privilegiado de construção de saberes”, enfatizou a subsecretária de educação e coordenadora do departamento de educação da Secretaria Municipal de Educação de Queimados, Lina Vasconcelos.

A escola também apresentou uma oficina sensorial em que os alunos com os olhos vendados tiveram contato com vários materiais e texturas, de modo a mostrar um pouco do mundo das pessoas cegas e como fazer para trabalhar com estas pessoas e suas necessidades. A oficina foi muito frequentada gerando filas gigantes durante toda a tarde, contou a diretora Katia Mesquita. “Temos muitos alunos especiais na escola, inclusive cegos, e foi bom mostrar o mundo sem os olhos, mas com todos os outros sentidos. Os alunos tiveram uma boa aula de cidadania e mostra de que somos todos iguais na diferença”, explicou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.