segunda-feira, 10 de julho de 2017

Queimados terá sua primeira Feira Multicultural

Durante três dias, a "Multi-Queimados" vai unificar no mesmo espaço atividades como Literatura, Teatro, Sarau e até desenho em quadrinho


Dine Estela - Oficinas literárias, desenhos em quadrinhos, exposições de artesanato, palestras com editores e escritores, contação de história, rodas de conversa com profissionais qualificados, sarau e muito mais. Todas essas opções oferecidas no mesmo lugar e o melhor de tudo, de graça. Essas serão algumas das atividades da “Multi-Queimados”, primeira feira Multicultural da cidade, que será realizada da próxima quinta-feira (13) até o próximo sábado (15), das 14h às 20h, no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) Planeta Futuro, no bairro São Roque. A iniciativa é da Secretaria Municipal de Cultura, em parceria com a editora e revista Litere-se.

Na quinta-feira, a abertura oficial da "Multi-Queimados" será realizada na quadra poliesportiva do CEU, com a presença do prefeito Carlos Vilela. Ainda neste dia, terá oficina de desenho, contação de história, poesia e teatro. Já na sexta,  as atrações principais serão  as rodas de conversa com youtubers (famosos por criar vídeos para a plataforma do Google), escritores, coletivo de histórias em quadrinhos e ateliê de artesanato.  No sábado, 15, as atividades começam mais cedo, a partir das 10h e vai reunir sarau, palestras e mesa redonda com escritores. Em todos os dias, escritores locais vão realizar lançamentos de obras literárias.

Com a realização da primeira feira multicultural, a Prefeitura pretende inserir o município de Queimados no roteiro cultural e turístico do Estado do Rio de Janeiro. “Essa é a nossa grande pretensão, inserir na agenda cultural e turística do Estado, a nossa feira cultural. Hoje, contamos com o apoio da iniciativa privada para realizar a primeira, mas queremos manter o evento em nossa agenda cultural oficial. Temos um celeiro cultural precisando de vitrine para deslanchar e estamos fazendo o nosso papel enquanto poder público, cumprindo assim as determinações do nosso prefeito Carlos Vilela”, ressaltou o Secretário Municipal de Cultura, Marcelo Lessa.


Oportunidade para os escritores locais


A “Multi-Queimados” será uma grande oportunidade para os escritores locais difundirem suas obras literárias. Ao todo, o evento vai contar com mais de 30 expositores, entre escritores de vários gêneros literários, artesãos, pintores, além de mais de 2 mil títulos literários, que serão comercializados a preços populares.

De acordo com a idealizadora da feira e uma das editoras da Revista Litere-se, Perla Castro, que vai aproveitar o evento para lançar o seu primeiro livro de poesias, a obra: “Vermelho Crucis”, que aborda ao mesmo tempo terror e suspense, a intenção principal da iniciativa é expor o trabalho dos artistas e dos escritores locais.  “Essa feira será nossa vitrine e uma grande contribuição cultural para a cidade”, prevê.


Já a escritora queimadense Elisângela Medeiros vai lançar seu primeiro livro infantil. “Estou muito emocionada porque parece que foi um parto. Levei nove meses para conseguir editar o livro e vamos lançar na Multi-Queimados.  O livro fala do respeito às diferenças e do bullying”, observou a autora  que também fará uma oficina de contação de história no evento. 


Programação completa:

13/07/2017 – Quinta-feira
14h - Abertura (quadra)
15h - Oficina de desenho para crianças com Pietro de Castro (biblioteca)
16h - Contação de histórias para crianças com Elisângela Medeiros (quadra)
17h - Sentidos - poesia falada e dramatização (teatro)
18h - Palestra para pais e professores com Elisângela Medeiros ( teatro)
19h - Oficina de desenho para adolescentes com Pietro de Castro ( biblioteca)
19h - Lançamentos de livros ( teatro/quadra)
20h - Oficina de Poesia com Perla de Castro e Luana Melo ( biblioteca)


14/07/2017 – Sexta-feira

14h - Oficina de desenho para crianças com Pietro de Castro ( biblioteca)
15h - Contação de histórias para crianças com Elisângela Medeiros ( quadra )
16h - Ateliê Escola iMundo ( quadra)
17h - Sentidos - poesia falada e dramatização (teatro)
17h - Lançamento de livros ( quadra )
17h - Bate-papo com a escritora Giovanna Vaccaro
18h - A cultura do cotidiano com Adriano Bidão e Moises Neto ( teatro)
19h - Bate-papo Capa Comics com João Carpalhau ( teatro)
19h - Lançamento de livro (quadra)
20h - Bate-papo com youtubers ( teatro)
20h - Lançamento de livros (quadra)


15/07/2017 - Sábado

10h - Oficina de desenho para crianças com Pietro de Castro ( biblioteca)
11h- Contação de histórias para crianças com Elisângela Medeiros ( quadra )
11h - Literatura Policial com os escritores: Ricardo Labuto Gondim , Gunther Schmidt. Vítor Uchôa e Gunther Miranda ( teatro)
12h - Oficina de poesia com Perla de Castro e Luana Melo
13h - Conversa Iluminerds - Cultura Pop Oriental (teatro )
14h - Palestra Profissão escritor com os editores Vítor Uchôa, Josue Matos e Guilherme Tolomei (teatro)
15h - Conversa Iluminerds - O que estão fazendo com o meu gibi no cinema?! (teatro)
16h - Mesa redonda escritores da Revista Litere-se e convidados (teatro)
16h - Sarau com o Poeta e escritor Márcio Muniz (área externa)
17h - Sentidos - poesia falada e dramatização (teatro)
18h - Palestra Mulheres Influentes da Baixada com Lisi de Castro, Ivone Landim e Lívia Teixeira (teatro)
18h - O terror nosso de cada dia com Perla de Castro, Glau Kemp e Jhefferson Passos ( teatro) 19:00 - Encerramento/Lançamentos de livros ( teatro/quadra)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.