quinta-feira, 10 de agosto de 2017

Mototaxistas poderão ter moto apreendida e pagar multa se não se regularizarem

Prefeitura intensificará fiscalização a partir da próxima segunda-feira. Profissionais legalizados cobram rigor em vistorias e punições para condutores clandestinos

Foto: Thiago Loureiro/ Secretário Mostrando a placa vermelha
Aline Lopes- Cuidar e preservar a vida de um passageiro que utiliza o transporte por mototáxi é de suma importância. Pesando nisso, a Prefeitura de Queimados, por meio da Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (SEMUTTRAN), realizará a partir da próxima segunda-feira (14) uma operação ostensiva, com o apoio do 24°BPM e 55°DP, para coibir o transporte irregular da categoria. Mototaxistas que não aptos a prestarem os serviços serão punidos com multa e apreensão do veículo.

A SEMUTTRAN disponibilizou 450 vagas aos mototaxistas para se legalizarem e prestarem serviços regularmente, sendo que apenas 300 procuraram o órgão público e estão aptos a atuarem, restando assim ainda 150 vagas.

O Secretário Municipal de Transporte e Trânsito, Antônio Almeida, ressalta a importância do comparecimento dos profissionais até o órgão público para evitar que sejam penalizados. “Todos precisam vir até aqui para se legalizar e prestar serviços com segurança para a população. Estamos oferecendo essas vagas desde maio do ano passado, mas apenas 300 compareceram e demonstraram interesse”, disse.

A SEMUTTRAN, além do cadastramento, forneceu também curso de capacitação gratuito aos mototaxistas junto ao DETRAN/RJ com duração de uma semana. A sétima e última turma concluirá a formação na próxima sexta-feira (18). Ao todo, 210 condutores já se formaram gratuitamente -  90 já haviam feito o curso por conta própria com o custo médio de R$ 450 na iniciativa privada -. “O objetivo é incentivar a legalização e facilitar a vida daqueles que querem andar de forma correta perante a lei”, destacou Antônio Almeida.

Foto: Thiago Loureiro
Para identificar se o mototaxista é legalizado, basta observar se a moto tem placa vermelha, se o condutor usa o colete padrão e se contém o crachá com foto, nome, número da placa e número da CNH. Os pontos oficiais ficam na Av. Irmãos Guinle, Rua Alves e  Rua José Maria Coelho, todos no Centro.

Mototaxista há nove anos, Márcio de Araujo, 42, fala sobre suas expectativas após ter concluído o processo de regularização. “Esperamos melhoria para todos nós com a padronização e regularização do serviço. Com a mudança na cor da placa e com o colete padrão, facilita também o nosso serviço, pois a população poderá identificar os que são legalizados e ter mais segurança”, declarou.

Para se cadastrar a uma das 150 vagas, é necessário ser maior de 21 anos, ser habilitado há pelo menos dois anos na categoria A, ter o curso de formação de mototaxista, o veículo deve estar no nome do profissional, o mesmo precisa residir no município de Queimados e a atividade tem que ser a única fonte de renda comprovada. Com o preenchimento de todos esses requisitos, basta comparecer à SEMUTTRAN, na Rua Olimpia Silva, 797, Centro, de segunda à sexta-feira, de 08h às 17h. Outras informações 21 2665-6101.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.