terça-feira, 22 de agosto de 2017

Queimados participa de workshop com japoneses sobre gestão integrada de riscos


Encontro no Palácio Guanabara reuniu representantes de 18 cidades do Rio de Janeiro


Leandro Machado - A Prefeitura de Queimados, na Baixada Fluminense, continua o trabalho preventivo que visa evitar grandes tragédias em época de chuvas fortes. E como parte do Plano Municipal de Contingência, agentes da Secretaria Municipal de Defesa Civil, liderados pelo gestor da pasta, Davi Brasil, participaram de um workshop nesta segunda-feira, no Palácio Guanabara, para aprofundar o entendimento sobre gestão integrada de risco. O encontro reuniu representantes de 18 cidades de todo o estado do Rio de Janeiro. O ponto alto do encontro foi a palestra com japoneses que são referência no assunto.

O Projeto GIDES (Projeto de Fortalecimento da Estratégia Nacional de Gestão Integrada de Riscos em Desastres Naturais) é executado pelo Ministério das Cidades, pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação - CEMADEN, pelo Ministério da Integração - CENAD e pelo Serviço Geológico Brasileiro – CPRM, contando com a cooperação de especialistas japoneses do Ministério da Terra, Transporte, Infraestrutura e Turismo – MLIT, da Agência de Meteorologia do Japão e de outros órgãos de expertise na área, através da Agência de Cooperação Internacional do Japão - JICA. 

A cooperação estrutura-se em ações técnicas periódicas (reuniões, workshops, treinamentos internacionais etc.) para aprofundar o entendimento sobre gestão integrada de risco. O objetivo é a troca de experiências para a redução dos riscos de desastres geológicos através de medidas preventivas não estruturais. Os principais resultados são: melhoria dos sistemas de avaliação e mapeamento de riscos, previsão e alerta e também o planejamento urbano na atuação de prevenção de desastres. Tais melhorias serão efetivadas após a elaboração e validação de manuais técnicos.

Além do secretário municipal da pasta, representaram o município de Queimados no encontro o Agente de Defesa Civil, André Faria,  o Agente de Vistoria Técnica, Jorge de Souza, além do Arquiteto da Secretaria Municipal de Urbanismo, André Bianche. “Em Queimados nós estamos cumprindo à risca o nosso plano de contingência e participar de encontros como estes é fundamental. A troca de conhecimento com profissionais tão gabaritados só ajuda a melhorarmos cada dia”, destacou Davi Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.