terça-feira, 8 de agosto de 2017

Queimados promove encontro para discutir Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano

Ação prevê melhor distribuição dos equipamentos públicos resultando em melhorias nos diversos setores como mobilidade, saneamento, acessibilidade e transporte

Rafaela Diniz - O crescimento dos centros urbanos dos 21 municípios que compõem a Região Metropolitana do Rio de Janeiro torna urgente a busca por soluções conjuntas para os seus desafios sociais, econômicos e ambientais. Em parceria com a Câmara Metropolitana do Estado do Rio de Janeiro, a Prefeitura de Queimados, através da Secretaria Municipal de Urbanismo, realizou um seminário na noite da última segunda feira (07), no Teatro Municipal Metodista, para discutir com a sociedade civil e técnicos do governo a validação do Plano Estratégico Integrado de Desenvolvimento Urbano da Região Metropolitana, apelidado de ‘Modelar a Metrópole’.

O plano tem como objetivo prever a melhor distribuição dos equipamentos públicos, resultando em melhorias nos diversos setores urbanos, como: mobilidade, saneamento, acessibilidade e transportes e a criação de políticas que norteiem ações que possam garantir o desenvolvimento econômico e social da Região Metropolitana com mais qualidade de vida e igualdade, sem retirar a autonomia dos municípios.

O prefeito Carlos Vilela participou da assembléia e destacou a importância do desenvolvimento de projetos, que visam contribuir com o crescimento da cidade. “Queimados é uma cidade que vem crescendo muito, precisamos planejar o futuro das nossas políticas públicas para garantir o avanço de nossos diversos setores urbanos. Precisamos ajustar o caminho para fazer o crescimento acontecer”, destacou.

O evento contou com a participação do Diretor Executivo da Câmara Metropolitana do Estado do Rio de Janeiro, Vicente Loureiro, que em sua palestra destacou a importância do plano para as políticas públicas em todo o estado. "O Plano Estratégico tem como um dos objetivos traçar estratégias para evitar a alta concentração de atividades econômicas em determinadas áreas da Região Metropolitana, como a capital. Não é saudável que a cidade do  Rio de Janeiro concentre nada menos do que 75% dos empregos da região. Não há sistema de transporte que sustente este modelo. Os estudos que estão sendo feitos também apontarão metas que serão cumpridas a curto e a médio prazos, entre oito e doze anos”, explicou.

Também participaram do encontro o vice-prefeito Machado Laz, o Secretário Municipal de Governo, Max Lemos, o Subsecretário Municipal de Urbanismo, Fagner Moutinho e o Arquiteto e Urbanista, André Bianche, idealizador da iniciativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.