segunda-feira, 14 de agosto de 2017

Queimados recebe comitiva de chineses para troca de experiências profissionais

Representantes do país asiático conheceram funcionamento da gestão pública municipal de conservação de patrimônios e moradias


Foto: Thiago Loureiro
Leandro Machado- O município de Queimados recebeu na manhã desta segunda-feira (14)  uma comitiva de chineses para trocas de experiências profissionais entre as equipes da Secretaria Municipal de Obras e de uma grande estatal de Shangai. A reunião aconteceu na sede do Instituto de Previdência do Município e, no fim, o balanço foi satisfatório.

Na China, a estatal é especializada em realizar manutenção e gerenciamento de aparelhos públicos. De acordo com os chineses, na Ásia eles estabelecem uma parceria público-privada para restaurar prédios antigos e locais tombados pelo patrimônio histórico. Recentemente, a expansão mobiliária da América do Sul tem chamado a atenção dos asiáticos.

Foto: Thiago Loureiro
De acordo com o Secretário Municipal de Obras, Alex Dornellas, os chineses querem conhecer como é realizada a gestão pública voltada para conservação de patrimônios e moradias. “Gostaram muito dos nossos programas sociais e destacaram o crescimento da visibilidade de países como o Brasil no mercado asiático”, destacou.

Programas sociais como "Minha Casa, Minha Vida" e "Aluguel Social", agradaram aos chineses que destacaram existir ações similares que visam à política habitacional na China. O número de casas populares construídas em Queimados nos últimos anos ultrapassa 5 mil unidades. O Aluguel Social pago para moradores de área de risco também encheu os olhos dos estrangeiros.

Com muitas anotações e atentos a cada tradução, os visitantes aprovaram a visita a Queimados e destacaram a recepção oferecida pelos anfitriões. Após a reunião, os chineses têm na agenda uma visita ao Chile para continuar este trabalho de intercâmbio com os países da América do Sul.

Relação histórica

Foto: Thiago Loureiro
Os visitantes se empolgaram em conhecer a ligação dos chineses com a história de Queimados. Na construção da via férrea, trabalhadores chineses foram contratados para realizar o trabalho braçal. “A ligação Brasil-China é muito forte e vem muito antes do que pensávamos”, disse um dos representantes chineses presentes no encontro.


Na reunião, estiveram presentes engenheiros e outros técnicos da Secretaria Municipal de Obras. Após o encontro, os brasileiros ganharam presentes da comitiva chinesa: Leques feitos manualmente por artesãs chinesas foram oferecidos aos queimadenses, além do convite de uma visita ao país asiático.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.