sexta-feira, 25 de agosto de 2017

Tratamento a laser evita amputações em pacientes com o pé diabético em Queimados

Raios laser são emitidos na pele acelerando a cicatrização da ferida e formando novas camadas de tecido. Só em julho, 254 pacientes já foram atendidos 

Foto: Thiago Loureiro
Aline Lopes- Uma técnica que utiliza laserterapia para tratar úlceras de diferentes etiologias e pés diabéticos tem se mostrado eficaz para evitar amputações. A Prefeitura de Queimados, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, oferece gratuitamente o tratamento para pacientes do Centro de Hipertensão e Diabetes (CETHID), localizado no bairro Vila Pacaembu, que sofrem com feridas expostas. O método utilizado na unidade tem possibilitado a mudança no quadro dos pacientes que apresentavam dificuldades na cicatrização de feridas e, por conta disso, conviviam há anos com lesões no corpo.

O CETHID oferece 11 especialidades médicas, além de clínica geral, serviço social, exames, sala de medicação e já efetuou 265.861 procedimentos para moradores de 15 municípios da Região Metropolitana, sendo 254 consultas de fisiolaser só no mês de julho. “O tratamento é excelente para pessoas com dificuldades de cicatrização de úlceras. Ter esse tipo de equipamento aqui é muito gratificante para nós que pregamos uma saúde humanizada”, declarou a Secretária Municipal de Saúde, Drª. Lívia Guedes.

Foto: Thiago Loureiro
Moradora do município de Nova Iguaçu, Dona Francisca de Assis, de 77 anos, foi uma das primeiras a usar o fisiolaser desde quando ele foi implantado no município há cinco anos. “É muito bom ter esse tipo de serviço, já sinto uma diferença enorme depois que comecei a fazer as sessões, minha ferida era muito aberta. Começava quase que no joelho e agora pega só um pouco acima do pé. Tenho fé que se continuar o tratamento ela vai acabar de vez. Pena que na minha cidade não tem isso, então tenho que me deslocar até aqui” disse.

Foto: Thiago Loureiro
O fisioterapeuta responsável pelo tratamento, Dr. Gutemberg da Silva, explica que o método é rápido e eficaz e entre os principais benefícios estão: a aceleração da cicatrização, a melhora da microcirculação local e ajuda na evolução do tecido de granulação e na reparação tecidual. “O número de sessões varia de acordo com o tipo de ferida e a saúde do paciente. O objetivo do equipamento é sanar as úlceras e ajudar a formar novas camadas de tecidos, agindo diretamente na célula”, afirma.

Para receber o tratamento, é necessário primeiro passar por uma avaliação em uma Unidade Básica de Saúde do município, apresentando cartão do SUS, identidade, CPF e comprovante de residência. Após, ser encaminhado para o CETHID. As sessões de fisiolaser são às terças e quintas-feiras, das 08h às 16h. O CETHID fica localizado à Rua Onze, s/n, Vila Pacaembu. Outras Informações 21 2665-6952.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.