sábado, 23 de setembro de 2017

Alunos dão show de civismo neste sábado em Queimados

Bandas e fanfarras levantaram a plateia e garantia de direitos foi destaque nas apresentações do desfile cívico alusivo ao mês da pátria


Dine Estela - Um show de civismo em comemoração à independência do Brasil, assim foi o clima do Desfile Cívico realizado pela prefeitura de Queimados, através da Secretaria Municipal de Educação, neste sábado, 23, na Rua Guilherme Weinschenck, Centro de Queimados. Mais de 10 mil alunos participaram do evento que teve o tema: "Encontros e Reencontros, Somos todos iguais na diferença”.

Os alunos trabalharam as várias formas de respeito aos direitos de todos. Mostrando que é possível conviver com as diferenças, destacou o prefeito de Queimados, Carlos Vilela. “Ninguém nasce racista ou com preconceito, estas coisas são aprendidas com o tempo, por isso, que para as crianças é tão fácil lidar com o diferente. Precisamos reaprender com a inocência das crianças”, destacou.

O Secretário de governo e ex-prefeito, Max Lemos também esteve presente ao evento. Ele foi o implementador das primeiras creches municipais que abriram o desfile deste ano, destacando o poder da educação na primeira infância. “O primeiro contato da criança com a escola logo na primeira infância é fundamental e irá ajudá-la por toda a vida. Por isso, fiz questão de criar as creches e se pudesse teria feito muitas outras, mas tenho certeza que nosso prefeito Vilela pensa da mesma maneira”, enfatizou.

Este ano o Desfile Cívico foi realizado em novo local com uma nova estrutura como objetivo de oferecer mais conforto e segurança aos estudantes, garantiu o secretário de educação, professor Lenine Lemos. “Esta pista foi criada recentemente, juntamente com o projeto de urbanização das calçadas e ruas do entorno, facilitando a chegada e o escoamento das escolas com mais segurança e conforto para nossos alunos. Estamos muito satisfeitos com a participação popular, isso denota a importância que a população ainda dá para a festa da independência”, enfatizou.

Inclusão supera fronteiras

Família paquistanesa refugiada encontra na cidade de Queimados, além do refúgio, total apoio de amigos e do poder público.  Neste sábado, a família participou do desfile cívico da cidade acompanhando seus dois filhos que estudam em escolas da rede municipal, e mesmo sem falar o português, a mãe usou o pouco do que fala em inglês para agradecer a todos pela acolhida. “Nós gostamos muito, foi lindo. Agradecemos a todos", disse a mãe que preferiu não dizer o nome para evitar retaliações internacionais.

Pais acompanham filhos em desfile e parabenizam pela estrutura

Mãe do Davi Borje de Almeida de 3 anos, Kellen Furtado  acompanhou o filho que tem síndrome de down em seu primeiro desfile cívico e fez questão de destacar o papel do trabalho da inclusão para estas crianças. “Meu filho não teria se desenvolvido tanto se não fosse o aporte social e educacional oferecido pelo poder público. Hoje nos sentimos acolhidos pela prefeitura e temos educação de qualidade”, enfatizou. Davi estuda na creche Iracema Garcia.

A mãe do cadeirante Gabriel Nascimento, 8, que sofre com dificuldades motoras também comemora a acolhida no NAE. “Estamos no NAE há pelo menos uns 3 anos e estou muito feliz com o desenvolvimento do meu filho. ” Enfatizou Eliana do Nascimento, 33 anos. 

Bandas e fanfarras marcam presença e levantam plateia

Não tem como ficar parado com os sons dos tambores e trompetes das bandas e fanfarras que estavam inspiradas este ano ao tocar músicas do conhecimento popular como hinos e sambas. Este ano a cidade recebeu pelo menos cinco bandas, além da fanfarra municipal da cidade de Queimados.

Além de suas apresentações individuais elas também conduziram várias escolas municipais se revezando entre si. Participaram do evento este ano as bandas: Banda Municipal de Seropédica, Fanfarra Novo Horizonte de Nova Iguaçu, Banda Marcial da Escola Etiene de Engenheiro Pedreira, Banda Marcial da Escola Municipal Santo Expedito, Banda Marcial da Escola Scintilla Exel,  Banda Marcial da Escola Municipal Alberto Pirro, Banda Marcial da Escola Joaquim de Freitas, Banda Marcial da Escola Municipal Eloi Dias Teixeira e a Comed  - Banda dirigida pelo Maestro Daniel.  

A novidade deste ano ficou por conta da Fanfarra Amigos Queimadenses, que reuniu vários músicos da cidade como Tubau, Maestro Uoston, Júlio e outros que desfilaram com vários metais além da tradicional e querida Banda Leões de Queimados que sempre atrai multidões e este ano não foi diferente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.