terça-feira, 5 de setembro de 2017

Artesanato alivia o estresse e melhora qualidade de vida dos idosos em Queimados

Alunos do Centro de Esporte e Lazer da Terceira Idade aprendem crochê, pintura, técnicas com emborrachado e materiais recicláveis. Aulas são gratuitas

Foto: Igor Lima
Aline Lopes- Um artifício contra a depressão e uma forma de melhorar a autoestima dos idosos. Estes têm sido os objetivos principais das aulas de artesanato oferecidas gratuitamente no Centro de Esporte e Lazer da Terceira Idade (CELTI), pela Prefeitura de Queimados, por meio da Secretaria Municipal da Terceira Idade. Já são mais de 40 alunos cadastrados no projeto que acontece de segunda à sexta-feira, das 08h às 17h.

Foto: Igor Lima
O artesanato é um sucesso no CELTI, despertando a criatividade dos idosos, que aprendem desde o famoso crochê, a pinturas e trabalhos com emborrachado e materiais recicláveis. “É uma atividade que ajuda os idosos a se distraírem, tiram eles da rotina e os ensinam a confeccionar produtos artesanais”, destacou o Secretário Municipal de Assuntos Institucionais/ Terceira Idade, Carlos Albino.


Foto: Igor Lima
Responsável pelo ensinamento das “obras-primas” aos alunos, a professora de Artesanato, Janilma Aguilar, acrescentou. “Muitas pessoas antes de vir fazer as aulas, tinham o principio de depressão e depois que começam já mudaram totalmente o estado de saúde. Hoje, são mulheres mais saudáveis mentalmente e mais felizes com a vida”, ressaltou.

Os idosos levam os materiais para as aulas, aprendem a confeccionar os produtos e dão o destino que quiserem, como por exemplo, presente para amigos, vendas ou qualquer outro fim.

Foto: Igor Lima
Quem acompanha as aulas de artesanato desde o início é a Dona Neuza Melo, 62 anos, moradora do Belmonte. “Gosto muito de vim participar dessa atividade, me sinto muito bem aqui, fiz novos amigos, aprendi a confeccionar e principalmente melhorei da minha depressão. O CELTI foi uma excelente ideia para nós idosos”, concluiu.


Para participar, é necessário ter acima de 55 anos e ser cadastrado no CELTI. Basta comparecer à Avenida Maracanã, s/n, Vila Pacaembu, de segunda à sexta-feira, das 08h às 17h. Outras informações: (21) 2665 6526.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.