sexta-feira, 1 de setembro de 2017

Centro de Reabilitação Cardíaca completa dois anos de funcionamento com a marca de 200 pessoas atendidas

Prática de exercícios físicos regulares com supervisão médica devolve qualidade de vida a pacientes cardíacos. Teve aulão de ginástica e alongamento para festejar a data

Foto: Thiago Loureiro
Aline Lopes- Foi-se o tempo em que o repouso era o procedimento mais indicado para o tratamento de doenças do coração. Um movimentado aulão de ginástica e alongamento realizado na última quinta-feira (31) marcou as comemorações pelos dois anos de inauguração do Centro de Reabilitação Cardíaca, em funcionamento dentro do Centro Especializado no Tratamento de Hipertensão e Diabetes (CETHID).  Baseada na prática de exercícios físicos com supervisão médica, o serviço é oferecido gratuitamente para moradores de sete municípios da Região Metropolitana e já atendeu cerca de 200 pessoas no período. 

O programa é recomendável para pacientes que passaram por procedimentos, como: pós-revascularização do miocárdio, angioplastia, valvulopatas, insuficiência cardíaca, doença arterial coronariana, pós- infarto agudo do miocárdio e outras cardiopatias. O objetivo é ajudar esses pacientes a terem melhores condições físicas, mentais e sociais. 

A Secretária Municipal de Saúde, Drª Lívia Guedes, falou sobre a importância da Reabilitação Cardíaca para os pacientes do CETHID. “Somos o único município da Baixada Fluminense que disponibiliza esse serviço gratuito para a população. E esse tratamento é essencial para quem sofreu ou sofre de cardiopatia, ajudando eles a retornarem suas atividades diárias”, concluiu. 

Foto: Thiago Loureiro
O Cardiologista responsável pelo centro de Reabilitação Cardíaca do CETHID, Dr° Altair Soares, acrescentou. “Essa atividade ajuda muito o paciente, eles voltam para casa mais motivados, com mais fôlego. Tínhamos pessoas aqui que se cansavam só em tomar banho e hoje conseguem praticar seus exercícios normalmente e é um orgulho para nós ver o desempenho e o desenvolvimento deles”, declarou. 

O Centro de Reabilitação Cardíaca do município é composto por uma maca, um desfibrilador, um carrinho de parada cardíaca – para casos de emergência-, duas esteiras ergométricas, duas bicicletas ergométricas, caneleiras, halteres, steps, bolas suíças, bastões e outros.

Foto: Thiago Loureiro
A Fisioterapeuta Drª Priscila Amorim explica como funciona a Reabilitação Cardíaca. “Todos os pacientes são monitorados durante os exercícios, com o oxímetro verifico a frequência cardíaca e a saturação de cada um. Os que são considerados de baixo risco são reavaliados pelo cardiologista a cada três meses e os de risco moderado ou alto são mensalmente”, declarou. 


Tratamento atrai moradores de outras cidades 

Foto: Thiago Loureiro
Moradora de São João de Meriti, Dona Maria Edilma Fernandes, de 62 anos, faz a Reabilitação Cardíaca há oito meses, depois de um infarto e disse que já sente diferença na saúde após iniciar o tratamento. “Me sinto bem mais disposta para fazer minhas atividades diárias, antes não tinha vontade de fazer nada, quase entrei em depressão, mas depois que comecei a frequentar aqui e ter o acompanhamento dos médicos, melhorei muito. O único lado ruim é que moro longe e lá tão tem esse tratamento, então preciso me descolar para cá três vezes por semana”, disse. 

Para ter acesso ao tratamento, o paciente precisa primeiro passar por uma avaliação do cardiologista da Reabilitação Cardíaca e de um fisioterapeuta, para analisar o caso e montar a grade de atividades conforme a necessidade de cada um. As sessões são de segunda à sexta-feira, das 08h às 16h. Os pacientes são divididos em grupos, alguns praticam a atividade na parte da manhã e outros na parte da tarde, com escalas de duas a três vezes por semana. 

Para mais informações, basta procurar o Centro Especializado no Tratamento de Hipertensão e Diabetes, localizado na Rua Onze, s/n, Vila Pacaembu. Outras informações: (21) 2665 6952.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.