quinta-feira, 28 de setembro de 2017

Fórum promove debate sobre Serviço de Convivência e Fortalecimento em Queimados

Evento reuniu equipe dos oito Centros de Referência de Assistência social do município

Marina Mendes - Profissionais da Assistência Social de Queimados, na Baixada Fluminense, se reuniram na tarde da última quarta-feira (27) num fórum realizado no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), com o objetivo de debater e trocar experiências sobre o andamento do “Serviço de Convivência e Fortalecimento” na cidade. A iniciativa da Prefeitura de Queimados, através da Secretaria de Assistência Social, reuniu as equipes das oito unidades do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do município.

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos é um trabalho de proteção social básica, de uma forma planejada e contínua, que se propõe a orientar e estimular as famílias com atividades artísticas, culturais, de lazer e esportivas, dentre outras, de acordo com a idade dos usuários. O projeto ocorre através de grupos, dividido por faixas etárias específicas, agrupando interesses e demandas da população. Com caráter preventivo e pautado na defesa e afirmação de direitos do cidadão, o serviço conta neste ano com 614 participantes. Em 2016, foram 519, divididos em 59 grupos, que tiveram 8.341 atendimentos ao longo do ano.

O secretário municipal de Assistência Social, Elton Teixeira, ressaltou a importância do evento para os profissionais da área e entende como essencial para as equipes a apresentação de demandas e realizações nos grupos. “É fundamental aperfeiçoarmos o serviço nos CRAS. A assistência dos grupos de Serviço de Convivência é o principal serviço que oferecemos nos equipamentos de proteção básica. Encontros como esse são essenciais para melhorarmos cada vez mais. Acredito que o fórum é a nossa oportunidade de dialogar e refletir os caminhos que estamos tomando e também os que ainda vamos tomar diante da população”, afirmou.

Além das apresentações, o Fórum foi uma oportunidade das equipes se conhecerem e interagirem, já que a comunicação entre cada centro de referência é extremamente importante, não só durante o fórum, mas também no dia a dia. A coordenadora do Serviço de Convivência, Ana Keli, afirma que essa será apenas a primeira edição de muitos fóruns que o projeto prepara. “Esse é o primeiro fórum anual, a ideia é que aconteça todos os anos. Nesse primeiro fórum, o objetivo é apresentar todo o planejamento do nosso ano e as atividades que mais se destacaram, para o próximo ano vamos pensar em outra temática, visando os impactos do Serviço de Convivência”.

Para os interessados nesses grupos, que exercita diariamente a mudança da realidade do cidadão, basta ir até o CRAS mais próximo e providenciar a inclusão no Cadastro Único. O documento necessário para iniciar é a identidade, depois a equipe solicita os demais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.