quarta-feira, 13 de setembro de 2017

Hemorio coleta sangue durante dois dias em Queimados


Ao todo foram disponibilizadas 240 vagas para campanha de doação que acontece até esta quinta-feira na sede da Secretaria Municipal de Educação 

Felipe Carvalho -  O saguão da Secretaria Municipal de Educação de Queimados se transformou nesta quarta-feira (13) num grande ponto de coleta de sangue, onde intuito maior é a solidariedade. É que a Prefeitura está promovendo durante dois dias, em parceria com a Universidade Estácio de Sá, uma campanha de doação de sangue que visa aumentar o estoque do Hemorio. Ao todo, foram disponibilizadas 240 vagas, sendo 120 a cada dia. As coletas podem ser feitas até esta quinta-feira e vão das 10h às 15h.

Ao chegar ao local, o doador precisa está com documento de identificação com foto em mãos e preencher uma ficha de cadastro. Antes da coleta, passa por uma hidratação (água e suco) e por uma entrevista com enfermeiros, em que são avaliadas as respostas do questionário e os dados vitais importantes, como pressão arterial, temperatura e a taxa de hemoglobina para verificar se a pessoa tem, por exemplo, anemia. A doação em si dura em média de 5 a 12 minutos e o resultado é divulgado em até 30 dias.

De acordo com o médico do Hemorio, Evandro Ramos, após a coleta do sangue, o material é encaminhado para o laboratório da instituição para avaliar a sorologia, ou seja, possíveis patologias como: hepatite B e C, Sífilis, HIV e Doença de Chagas e a identificação do tipo sanguíneo. “Aqui, só verificamos se a pessoa está com anemia e a pressão arterial. Como a demanda é sempre boa, a expectativa é fazermos a coleta externa pelo menos três vezes ao ano em Queimados”, afirmou.

É a segunda vez que a Prefeitura de Queimados realiza campanha de doação de sangue junto com o Hemorio neste ano. Em junho, mais de 200 coletas foram efetuadas. O Secretário Municipal de Educação, professor Lenine Lemos, convocou os moradores para esgotarem as vagas disponíveis. “Superamos a expectativa na primeira edição e não tenho dúvidas de que iremos superar nessa também, porque é um grande ato de solidariedade. Doar sangue é doar vida”, ressaltou.

Doadores de primeira viagem

Moradora do bairro Campo Alegre,  a dona de casa Neide Mendes da Silva, de 54 anos, acordou cedo para doar sangue pela primeira vez. Ela ficou sabendo da ação pelas redes sociais e, após a coleta efetuada, o sentimento era de dever cumprido. “Não custa nada ajudar e posso está salvando vidas”, frisou.

Quem também doou sangue pela primeira vez foi o morador do bairro Valdariosa Jonathan da Silva, de 30 anos. "Sempre via na televisão campanhas para doar sangue, mas nunca tinha doado. Como agora surgiu a oportunidade de doar aqui perto de casa, aproveitei logo, pois muitas pessoas precisam e é bom saber que podemos ajudar o próximo", destacou.

Para doar sangue, no entanto, é preciso atender alguns critérios.  A coleta não é recomendada, por exemplo, para pessoas com peso abaixo de 50 kg ou acima de 140kg, menores de 16 anos ou acima de 69 anos, quem tem anemia, doença infecciosa, quem faz uso de medicações específicas e antibiótico , diabéticos usuários de insulina e quem tem historio de câncer.

Para mais informações, basta comparecer à sede da Secretaria Municipal de Educação (Rua Hortência, nº 06 - Centro) ou pelo telefone: (21) 3698-6680.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.