quarta-feira, 27 de setembro de 2017

Idosos de Queimados participam de passeio turístico com roteiro ligado à arte e a natureza

 Alunos do Centro de Esporte e Lazer da Terceira Idade visitaram o sítio Burle Marx e aprenderam um pouco mais sobre botânica além de relaxar e distrair a mente

Nada melhor que começar o dia relaxando, rodeado de natureza, arte e paisagismo. Pensando nisso, a Prefeitura de Queimados, através da Secretaria Municipal da Terceira Idade, promoveu nesta quarta-feira (27) um passeio para o Sítio Burle Marx, em Barra de Guaratiba, na Zona Oeste do Rio. Cerca de 50 idosos participaram da atividade e aprenderam um pouco mais sobre botânica, além, é claro, de se divertir e distrair a mente.

A iniciativa foi com intenção de fazer com que os idosos conhecessem o local e seus acervos de vegetação, que conta com aproximadamente 3,5 mil espécies, além de proporcionar um momento de lazer fora da rotina, cheio de paz e calmaria. A visita foi acompanhada por profissionais do sítio, que se dividiram em grupos e apresentaram as espécies de planta, as esculturas em troncos de madeira, os lustres surreais e os tetos pintados pelo próprio Burle Max (1909-1994), além da história do artista.

Marlene Santos, conhecida carinhosamente como Dona Marlene, tem 62 anos e foi uma das idosas que foram ao passeio. Surpreendida, ela aponta como ficou empolgada com a ideia e elogiou a organização da equipe que os recebeu no local. “Eu amei o passeio, achei uma ideia maravilhosa. Todos muito bem organizados para nos recepcionar e nos mostrar esse lugar lindo, aproveitei”, conta.

O Secretário Municipal de Assuntos Institucionais / Terceira Idade, Carlos Albino, destacou o benefício que a atividade traz para os idosos. “Juntamos a questão cultural com a prática do exercício físico. Nossos idosos caminharam e mostraram muita disposição. É fundamental o poder público proporcionar atividades como essa, que fogem da rotina do dia a dia. A visita foi ótima e o lugar é lindo”, declarou.

O Sítio Burle Marx abriga uma das mais significativas e raras coleções de plantas tropicais e subtropicais do mundo e, por isso, virou um centro cultural e de referência em botânica da cidade. Além disso, é um ótimo endereço para quem deseja se aproximar um pouco mais da flora brasileira e conhecer a vida e a obra do paisagista Roberto Burle Marx.  Unidade especial do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e órgão do Ministério da Cultura (MinC), o local é uma das mais importantes coleções de plantas vivas existentes em todo o mundo.


Uma vez por mês a Prefeitura de Queimados promove passeios a pontos turísticos diferentes do estado do Rio para os idosos cadastrados no Centro de Esporte e Lazer da Terceira Idade. Para participar, é necessário ter acima de 55 anos e ser cadastrado no local. Basta comparecer à Avenida Maracanã, s/n, Vila Pacaembu, de segunda à sexta-feira, das 08h às 17h. Outras informações: (21) 2665 6526.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.