quinta-feira, 28 de setembro de 2017

O Meio Ambiente agradece: Prefeitura de Queimados recolhe mais de 3 mil litros de óleo saturado em apenas um mês de concurso

Projeto desenvolvido nas escolas da rede municipal vai premiar com passeios, bolsas de estudo, bicicletas e tablets quem coletar a maior quantidade do material


Rafaela Diniz - Como parte do Programa ‘O Ambiente e Você’, promovido pela Prefeitura de Queimados, por meio da Secretaria do Ambiente e Proteção dos Animais, o concurso ‘Óleo Amigo’, realizado nas escolas da rede municipal de ensino, arrecadou mais de 3 mil litros de óleo de cozinha usado em seu primeiro mês de funcionamento. O objetivo da iniciativa é que as crianças repliquem a mensagem de que o óleo de cozinha descartado incorretamente prejudica o Meio Ambiente e traz sérios riscos à Natureza.

Participam do concurso cerca de 15 mil alunos. A ideia é que os estudantes, da Educação infantil e do Ensino Fundamental, coletem o óleo de cozinha usado em suas casas e na vizinhança e entreguem nos pontos de coleta dentro das escolas participantes do concurso.

“A quantidade de óleo coletada em apenas um mês é maior do que esperávamos. Todos estão envolvidos na competição, as crianças, os pais e os profissionais das escolas. É muito bom ver que a comunidade está empenhada em participar. Imagine só esses 3  mil litros de óleo saturado jogados nos ralos de pias de cozinha o quanto que seriam prejudiciais ao Meio Ambiente”, comentou o Secretário do Ambiente e Defesa dos Animais, Cacau Nogueira.

Além de ajudar a preservar o Meio Ambiente, os alunos receberão prêmios pelo desempenho durante o concurso, entre eles um passeio para o Parque Lage, bolsa integral de estudos para o curso de Inglês, tablets e bicicletas. A premiação será realizada no dia 16 de dezembro.

Ecopontos nas escolas municipais

Os pontos de coleta estão espalhados pelas escolas do município, onde cada aluno entrega o óleo de fritura usado armazenado em garrafa PET, de dois litros, devidamente fechada, ao responsável pelo programa na escola, que preenche a planilha de controle da entrega do óleo nas escolas e armazena a garrafa PET no galão de 200 litros.

Quando completa o galão, o responsável solicita a retirada do material.  Devido às condições e números de alunos em cada escola, a avaliação para a definição da turma vencedora será feita de acordo com a divisão litro de óleo arrecadado por número de alunos. Cada instituição também receberá itens de limpeza em troca do material descartado.

Além das escolas, os moradores de Queimados que desejam dar destino correto ao óleo saturado, podem encaminhar o material para o ecoponto central localizado na sede da Secretaria Municipal do Ambiente e Defesa dos Animais (Avenida Luigi Giobbi, nº 498 – Fanchem). Outras informações sobre o concurso podem ser obtidas pelo telefone: (21) 2665-7739 ou pelo e-mail:semamambiente@gmail.com.

2 comentários:

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.