sexta-feira, 1 de setembro de 2017

Prefeito de Queimados dá posse ao novo conselho do idoso

Órgão deliberativo será composto por 20 membros divididos igualmente entre representantes do governo e sociedade civil. Mandato tem validade de dois anos 

Foto: Thiago Loureiro
Aline Lopes- A Prefeitura de Queimados realizou na última quinta-feira (31) a Cerimônia de Posse do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (COMDEPI), no Centro de Esporte e Lazer da Terceira Idade (CELTI). O mandato dos novos membros eleitos corresponde ao biênio 2017/2019. Na ocasião, foi divulgado o calendário das reuniões previstas para acontecer até o final do ano.

O órgão tem por objetivo supervisionar, acompanhar, fiscalizar e avaliar a política municipal do idoso. Além disso, deve promover a divulgação e conscientização da população sobre os direitos do idoso, constados no Estatuto do Idoso e propor projetos e ações. 
Foto: Thiago Loureiro
O prefeito Carlos Vilela empossou os novos membros do conselho e falou sobre a importância do COMDEPI para os idosos. “Eles precisam de pessoas nas ruas que fiscalizam os seus direitos, para que consigam ter acesso em todos os lugares com dignidade e o meu governo está aqui para isso, para ajudar os idosos em tudo que eles precisarem”, concluiu. 

O ex-presidente do Conselho, José Carlos dos Santos, acrescentou “Espero que esse novo conselho seja comprometido com as causas sociais dos idosos, pois eles precisam de apoio e de pessoas dispostas a lutarem pelos direitos deles e junto com eles”, declarou. 

O conselho elegeu 20 membros, sendo 10 titulares e 10 suplentes. A Chefe de Gabinete da Secretaria Municipal de Terceira Idade, Maricéia Peluzio, foi empossada como a nova Presidente e a Professora de Educação Física, Luciene Maria Gomes, como a Vice-Presidente, representando a sociedade Civil pela Primeira Igreja Batista. 
Foto: Thiago Loureiro

A nova presidente, Maricéia, falou sobre os projetos que pretende colocar em prática durante sua gestão. “Quero criar uma rede com todas as secretarias do município, para cada uma disponibilizar serviços com prioridade para os idosos, pois eles precisam ter acesso em todos os lugares da nossa cidade, com segurança e dignidade”, declarou. 

Comissões diversificadas

O COMDEPI é composto por cinco comissões que serão divididas entre os conselheiros, são elas: Polícias básicas, Garantia de direitos, Finanças, orçamento e fundos, Comunicação e Especial de Projetos.  
Foto: Thiago Loureiro

Para o Secretário Municipal de Assuntos Institucionais/ Terceira Idade, Carlos Albino, o COMDEPI é muito importante para o município e para os idosos. “O conselho vem há anos realizando projetos importantíssimos para os idosos, como a criação dos pólos de atividades, ouvidoria, conferências e outros. E a intenção da secretaria, com o conselho é criar cada vez mais esses recursos para eles”, concluiu. 

Morador da Vila Tinguá, Francisco Estevam Silva, de 69 anos, agradeceu esses benefícios gratuitos. “É muito bom saber que temos pessoas que lutam por nós, pelos nossos direitos e que nos dão espaço na cidade. O CELTI, por exemplo, é excelente, com diversas atividades para a gente praticar”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.