terça-feira, 5 de setembro de 2017

Prefeitura de Queimados intensifica ações do Programa Saúde na Escola

Gama de serviços de saúde é oferecida aos estudantes da rede pública municipal. Avaliação nutricional e escovação supervisionada são alguns dos atendimentos

Foto: Thiago Loureiro
Aline Lopes- Com o objetivo de oferecer atendimento básico de saúde às crianças e adolescentes da rede pública municipal de ensino, a Prefeitura de Queimados, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, intensificou as ações do Programa Saúde na Escola (PSE). Até esta quarta-feira (6), a ação faz parada na Escola Municipal Professora Scintilla Excel e deve contemplar os 1,2 mil alunos da unidade. Os que apresentarem necessidades de atenção médica serão encaminhados para a unidade de saúde mais próxima de casa.

O PSE existe desde 2013 no município e presta atendimento à cerca 5,4 mil alunos. O objetivo é levar atendimento básico de saúde, através de coleta de dados, análise das informações e estratégias para atender essa demanda.

Foto: Thiago Loureiro
“Queremos atingir 100% da educação do nosso município, da creche ao ensino médio, pois todos precisam de uma atenção básica de saúde. Tem alunos que vão mal à escola porque não se alimenta bem ou tem algum problema, como o de vista”, declarou a Secretária Municipal de Saúde, Drª Lívia Guedes que fez questão de acompanhar pessoalmente os trabalhos ao lado do Vice-Prefeito Machado Laz.

A Coordenadora do PSE, Ana Paula Ramos, falou sobre a importância do projeto para os alunos. “Queremos promover uma qualidade de vida para eles, dá atenção às necessidades básicas que eles têm, para ajudá-los educacionalmente também. Aqui fazemos atendimento de pesagem, altura, visual, avaliação nutricional, escovação supervisionada, aplicação de flúor, verificação de cartão de vacina e emissão do cartão de SUS”, explicou.

Foto: Thiago Loureiro
Quem gostou de ser examinado pelos agentes da saúde foi o estudante Adrian da Silva, 13 anos, morador do Jardim da Fonte. “É muito boa essa ação, porque assim ajuda a evitar que tenhamos algum problema de saúde. Hoje eu pude me pesar e fazer o exame de vista”, disse o menino que cursa o 5º ano do Ensino Fundamental.

A Diretora da escola, Eliana Fidelifi, falou sobre o funcionamento do programa na unidade. “O PSE está aqui há muito tempo e atende muito bem aos nossos alunos. É muito importante para eles terem esse serviço aqui, pois muitos precisam desses exames”, concluiu.

As próximas unidades a receberem o programa serão  o CIEP 335 Professor Joaquim de Freitas e o CIEP 344 Adoniran Barbosa, ainda com datas a serem definidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.