segunda-feira, 18 de setembro de 2017

Prefeitura inicia obras para conter enchentes na Estrada do Lazareto

Capacidade de escoamento da água da chuva será ampliada com instalação de novas galerias pluviais e grelhas de ralos. Previsão é que o serviço seja concluído em 15 dias

Felipe Carvalho - Os alagamentos e inundações decorrentes das fortes chuvas estão com os dias contados na Estrada do Lazareto, uma das vias mais movimentadas do município de Queimados. É que a Prefeitura, por meio das Secretarias Municipais de Conservação e Serviços Públicos e de Obras, deu início nesta segunda-feira (18) as intervenções que visam aumentar a capacidade de escoamento da água da chuva e reduzir as enchentes da região. A obra consiste na instalação de novas galerias pluviais e grelhas de ralos e a previsão de conclusão é de 15 dias.

O sistema de captação de águas pluviais da Estrada do Lazareto funciona há mais de três décadas com tubo de 200 milímetros. Com as intervenções, essa capacidade será mais que dobrada. A cada 20 metros, também serão instaladas novas grelhas de ralo para escoamento de água, reduzindo assim a distância atual entre cada um que é de 30 metros. O trajeto total a ser beneficiado é de aproximadamente 500 metros. O prefeito Carlos Vilela acompanhou o início dos trabalhos ao lado do Secretário Municipal de Serviços Públicos, Rogério Brandi e do de Obras, Alex Dornellas.

Por conta das obras, a Estrada do Lazareto está com o trecho correspondente entre as esquinas da Rua Nicolau e Carin interdidato. O trânsito flui normalmente nas ruas do entorno: Mondaime, Paulo Machado, Leopoldo Fróes e João Carlos. Ao todo, cerca de 20 funcionários da prefeitura estão envolvidos na operação, além de três caminhões, duas escavadeiras e um caminhão munck. O local também receberá ação de tapa-buraco com recapeamento asfáltico.

De acordo com o prefeito Carlos Vilela o aumento no número de ralos e do diâmetro das manilhas que captam as águas pluviais vai fazer com que as enchentes que assolam a região sejam reduzidas drasticamente. “Assim que concluímos essas intervenções, desejamos ampliar o serviço por mais 300 metros na Estrada do Lazareto. Com a instalação de manilhas mais largas do que as atuais, a captação será muito mais rápida, assim como o deságüe no Rio Camorim que dragamos inclusive recentemente”, afirmou.

Ao se depararem com máquinas trabalhando e o barulho de obra em andamento, os moradores e comerciantes da região comemoram a ação da prefeitura, entre eles o comerciante Jorge Teixeira, de 65 anos, que há três anos reside na Rua Mondaime e tem um comércio de cama, mesa, banho e acessórios em Geral na Estrada do Lazareto. “Quando chove, alaga muito, isso aqui vira um mar. Estava com muito medo de sofrer algum tipo de prejuízo material no próximo verão. Que bom que a prefeitura iniciou este trabalho que vai beneficiar tanto os moradores, quanto o comércio local”, concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.