terça-feira, 19 de setembro de 2017

Queimados capacita enfermeiros e médicos das unidades básicas de saúde para atuar no combate à Tuberculose

Prefeitura promoveu palestra que abordou assuntos como os primeiros sintomas da doença e o exame de diagnóstico e tratamento

Foto: Igor Lima
Aline Lopes- Para ajudar os profissionais de saúde das unidades básicas de saúde de Queimados a identificar pacientes com sinais de Tuberculose, a Prefeitura de Queimados, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na manhã desta terça-feira (19) uma palestra de capacitação sobre a doença, na sede da Vigilância em Saúde, no Centro. O curso abordou a sintomatologia da doença, a coleta correta do escarro para exame e o acompanhamento do paciente junto com o Programa Municipal de Controle de Tuberculose. Mais de 20 profissionais participaram da atividade. 

Foto: Igor Lima
No final da palestra, os profissionais das unidades básicas de saúde receberam o livro de sintomáticos respiratório para registrar e monitorar os pacientes que efetuarem o exame de escarro. Se o resultado der positivo, ele será encaminhado para o Programa Municipal de Controle de Tuberculose, onde fará o tratamento com o acompanhamento da unidade de saúde. Em caso de negativo, será liberado pelo Programa e retornará a unidade de origem. 

A Secretária Municipal de Saúde, Drª Lívia Guedes, ressaltou a importância de capacitar os enfermeiros sobre a doença. “Muitas pessoas não dão importância para a Tuberculose, acham que a tosse é apenas uma virose. Então, é bom lembrar a eles quais são os sintomas para caso apareça alguém na unidade com os sinais, possa ser tratado logo, aumentando assim as chances de cura”, frisou. 

Foto: Igor Lima
A Coordenadora do Programa Municipal de Controle da Tuberculose, Vanderléia Moreira, falou que a capacitação dos enfermeiros acontecerá de forma continuada. “Vamos fazer um monitoramento mensalmente em todas as unidades básicas de saúde do município para garantir que os profissionais coloquem em prática o que aprenderam. Iremos reforçar tudo que estamos falando aqui e tiraremos duvidas também no local”, concluiu. 

Foto: Igor Lima
Enfermeira da Unidade Básica de Saúde do bairro Jardim da Fonte, Roberta de Alcântara, participou da palestra que classificou como esclarecedora e de fácil entendimento e aprovou o trabalho conjunto das unidades básicas de Saúde com o Programa Municipal de Controle de Tuberculose. “Já encaminhamos até uma grávida, após ela se queixar de tosse contínua durante três semanas. Ela fez o exame e deu positivo. Essa integração é fundamental para melhor atender aos nossos pacientes”, acredita. 

Para ter acesso ao tratamento, basta comparecer ao Centro Municipal de Controle da Tuberculose, localizado na Rua Peter Schutzwence, s/n, em frente à 55° DP, bairro Fanchem de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h, com carteira de identidade, cartão do SUS e comprovante de residência. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone: 2665-7713.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.