sexta-feira, 29 de setembro de 2017

Queimados realiza sorteio público para vagas em cursos de qualificação profissional

Mais de 3 mil moradores se inscreveram em oficinas oferecidas gratuitamente pela Prefeitura através do projeto Cultura em Ação

Foto: Thiago Loureiro
Aline Lopes- Mais de 3 mil pessoas participaram do sorteio público referente às 1,3 mil vagas distribuídas em 25 oficinas de qualificação profissional, na última quinta-feira (28), no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) Planeta Futuro, em Queimados. O projeto “Cultura em Ação”, desenvolvido pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, visa ampliar oportunidade de qualificação gratuita, principalmente para os jovens da cidade.

As oficinas oferecidas no local, já formaram mais de 2 mil moradores para o mercado de trabalho. Desta vez, o sorteio foi para os cursos de informática, inglês, fotografia, iniciação ao desenho, confecção de enfeites natalinos, violão, guitarra, contrabaixo, teclado, bateria, artesanato, ginástica, corte e costura com modelagem, canto, cinema, padeiro, lancheiro, jazz, teatro, mais educação cultural. Todos com duração de dois meses e com certificado de conclusão.

Foto: Thiago Loureiro
Também foram sorteadas vagas para cinco cursos livres, desenvolvido em parceria com a Universidade Estácio de Sá, são eles: Planejamento de Carreira, Planejamento financeiro e Orçamento Familiar, Operações e Logística, Propaganda e Marketing e Empreendedorismo. 

O Prefeito Carlos Vilela esteve presente no sorteio e falou sobre a importância de abrir espaços como esses para os moradores. “Vemos como nossa obrigação incentivar a população a buscar mais conhecimentos e fornecer para eles ensino de qualidade. Poder dar aos nossos munícipes a oportunidade da qualificação profissional gratuita é muito gratificante”, concluiu.

Para o Secretário Municipal de Cultura e Turismo, Marcelo Lessa, as oficinas ajudam a tirar os jovens da ociosidade. “Aqui eles têm a oportunidade de crescer profissionalmente e também socialmente, através da arte e da educação. Estamos aqui dispostos a ajudar todos”, declarou.

Aulas começam já neste sábado

Foto: Thiago Loureiro
A animação dos sorteados era contagiante. Dona Eliete Andrade, de 52 anos, moradora do bairro Nova Cidade, por exemplo, sonhava em fazer um curso de violão e agora terá a oportunidade. “Desde pequena eu sempre quis aprender a tocar violão, mas nunca tive condições de pagar a aula. Quando eu fiquei sabendo que aqui teria, e o melhor de tudo, de graça, vim correndo me inscrever. Fico muito feliz por ter conseguido”, declarou ela.

Foto: Thiago Loureiro
A sorte também estava ao lado da pequena Geovanna Carvalho, de 10 anos, moradora do bairro Jardim da Fonte, que conseguiu o tão sonhado curso de informática. “Gosto muito de mexer em computador, sempre quis poder fazer curso. Creio que essa oficina me ajudará a aprender muitas coisas”, declarou ela, contente por ter sido sorteada.

Os sorteados das oficinas oferecidas em parceria com a Estácio já começam a estudar neste sábado e as outras 20 começam na próxima semana e para estas, os alunos deverão comparecer ao Centro de Artes e Esportes Unificados até a próxima segunda-feira para concluir a inscrição. Para mais informações, basta ir até o CEU, que fica na Rua Macaé, n° 430, São Roque.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.