quarta-feira, 25 de outubro de 2017

Agricultores de Queimados recebem suporte técnico da Prefeitura no preparo do solo para o plantio

Mais de 400 mil metros quadrados de terra foram arados em áreas rurais da cidade, o equivalente a mais de 40 estádios de futebol

Marina Mendes - Quem passa pelo centro do município de Queimados e se depara com ruas agitadas, comércios lotados e pessoas transitando com suas típicas expressões urbanas, não imagina que 40% do território é composto por área rural. Pensando nisso, a Prefeitura de Queimados, através da Secretaria Municipal de Agricultura, fornece suporte técnico para os agricultores, que consiste em um maquinário apropriado para atuar no preparo do solo para o plantio. Nos últimos três meses, foram quase 300 horas dedicadas a esse trabalho realizado com custo zero em sítios e fazendas da cidade.


A ideia é não só dar suporte e estimular a prática da agricultura familiar, mas também fortalecer esse setor na cidade. Fornecendo uma mecanização gratuita, mantem-se as taxas de emprego no campo e dá valor as propriedades dos agricultores, o que dobra os números na época da colheita. Além disso, a Prefeitura entende que um aluguel de trator custando R$120,00/hora é inviável para o trabalhador, já que muitas vezes o trabalho dura mais de 5 horas.

Foto: Marina Mendes


De acordo com o Secretário Municipal de Agricultura, Abílio Cardoso, explicou qual o objetivo do suporte.
 
"A nossa intenção aqui arando e gradeando as terras e entradas vicinais nos bairros do interior, é porque entendemos que o produtor tem que produzir e ao mesmo tempo ter uma boa estrada para escoamento. Queremos também fortalecer o mercado interno, ou seja, queremos que os produtos sejam abastecimento dos mercados e feiras da cidade", declarou. 

José Olegário, mais conhecido como Seu José, tem 77 anos e desde criança trabalha no campo. Por um tempo, prestou serviços na cidade, mas há 35 anos voltou para as plantações. Seu maior foco de plantio, hoje, é o  aipim e a banana, mas como um bom agricultor familiar, já plantou de tudo um pouco: arroz, feijão, milho, couve e até mesmo a cana-de-açúcar. “Antes de ter esse suporte, estava muito ruim para nós, do campo. No braço, fica muito difícil, pois eu tenho mais de 10 hectares de terra. E se eu for pagar, fica pesado, ninguém aguenta”.
Seu José e Seu Arlindo, vizinho e também agricultor.
Foto: Marina Mendes
Para se ter uma noção do espaço discutido, os 10 hectares de terra de Seu José, correspondem ao espaço de 10 campos de futebol juntos. Já o total das terras que foram aradas, somam 42 hectares, divididos em pequenas e grandes propriedades. Os agendamentos para os serviços são feitos, principalmente, através de Associações de Produtores Rurais, que levam as demandas até a Secretaria de Agricultura.

Até o momento, a prefeitura presta suporte para seis associações: Capoeirão, Chapadão, Fazendinha, Vista Alegre, Vilar Grande e Mutirão da Fé. No entanto, as áreas de Vila Americana, Vila Central e Sarandi, também são atendidas, apesar de não terem uma associação que represente cada uma dessas localidades. A Secretaria de Desenvolvimento Rural e Agricultura fica na Rua Francisco Gabriel, s/nº, Vila Camorim, em Queimados. Para entrar em contato basta ir até o local, que tem o expediente de 8h às 17h, ou falar pelo telefone (21) 2779-8484.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.