segunda-feira, 30 de outubro de 2017

Prefeitura de Queimados inaugura Centro de Referência em Assistência Social no bairro Valdariosa

Construído próximo a um conjunto habitacional do Minha Casa, Minha Vida, novo CRAS vai oferecer serviços de proteção social básica a aproximadamente 8 mil famílias por mês

Nova sede do CRAS Custódio de Souza Caravana Filho,
no bairro Valdariosa
Rafaela Diniz - A Prefeitura de Queimados, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, vai inaugurar na próxima quarta-feira (1), às 17h, um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) no bairro Valdariosa. Com um investimento na ordem de R$ 500 mil, financiados com recursos do governo federal e contrapartida municipal, a unidade vai atender aproximadamente 8 mil famílias por mês, oferecendo serviços de proteção social básica e cadastramento em programas sociais.

Nomeado em homenagem a Custódio de Souza Caravana Filho – por contribuir no processo de emancipação do município e realizar trabalhos sociais com pessoas carentes– o equipamento foi construído próximo ao Condomínio Habitacional do Valdariosa, que faz parte do programa do Governo Federal Minha Casa, Minha Vida.

Além do cadastro em programas sociais do governo, o CRAS atua como principal porta de entrada do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e é responsável pela organização e oferta de serviços da Proteção Social Básica nas áreas de vulnerabilidade e risco social. O principal serviço ofertado pelo CRAS é o de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), que promove a prevenção da ruptura dos vínculos familiares e comunitários, ganhos sociais e materiais das famílias e acesso à cidadania.

Prefeito Carlos Vilela
A unidade do bairro Valdariosa será composta por uma equipe multidisciplinar, que inclui assistentes sociais, psicólogos, agentes administrativos e um coordenador. Ao todo, são 8 mil famílias cadastradas. O município tem ao todo outros oito CRAS espalhados pela cidade, que só no primeiro semestre deste ano realizaram mais de 50 mil atendimentos.


De acordo com o prefeito Carlos Vilela o objetivo do novo equipamento é de promover o fortalecimento do vínculo da pessoa com a família e tirá-la da situação de vulnerabilidade. “Entregar esse CRAS é uma realização enorme, trata-se do nosso quarto equipamento próprio da assistência social no município. Estou muito feliz em poder compartilhar mais essa realização com a população”, destacou o gestor.

Secretário de Assistência Social, Elton Teixeira
Já o Secretário Municipal de Assistência Social, Elton Teixeira, ressaltou a oferta de serviços de assistência numa região considerada por ele como estratégica. “Os profissionais escutam os relatos sobre cada situação e, de acordo com a necessidade, é feita a oferta de serviços. Além de estar ao lado de um posto de saúde, o CRAS ficará praticamente dentro de um condomínio do Programa minha Casa, Minha Vida, o que facilitará as visitas familiares e o atendimento do nosso público-alvo”, explicou.

Perfil do homenageado

O nome do equipamento foi escolhido em homenagem a Custódio de Souza Caravana Filho, figura importante no município, que ajudou pessoas carentes e contribuiu na luta pela emancipação. Filho de fazendeiro de plantações de café e cana da região de Vassouras, mudou-se para Queimados em 1914 com um ano de idade. Com o passar dos anos, ingressou na política e, após o falecimento de seu pai, desenvolveu uma série de ações sociais.

Nasceu em 27 de Abril de 1913 e faleceu em 15 de julho de 1988, sepultado no cemitério do centro de Queimados.

Serviço:

Assunto: Inauguração do CRAS Custódio de Souza Caravana Filho
Data: Quarta-feira (01/10)
Horário: 17h
Local: Rua Juno, lotes 04 e 05, qd 20 - Bairro Valdariosa






Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.