quarta-feira, 11 de outubro de 2017

Saúde de Queimados promove “Dia do Sorriso Feliz”

Prefeitura realiza conjunto de ações educativas em prol da saúde bucal infantil, na Clínica da Família do bairro Fanchem

Foto: Thiago Loureiro
Aline Lopes- Na véspera do Dia das Crianças, a saúde bucal dos pequenos ganhou destaque em Queimados. Por meio da Secretaria Municipal de Saúde, a Prefeitura realizou a palestra ‘Dia do Sorriso Feliz’ na Clínica da Família Pastor Júlio Alves Sena, no Fanchem. O evento contou com diversas atividades didáticas, distribuição de escova e pasta de dente e inauguração do ‘Cantinho da Leitura’ para as crianças. 
Foto: Thiago Loureiro

O objetivo da iniciativa foi mostrar para as crianças e responsáveis a importância de cuidar bem dos dentes. A Técnica de Saúde Bucal, Lucimar Ramos, ensinou aos pequenos a forma correta de escovar os dentes e aproveitou para realizar aplicação de flúor. 

Foto: Thiago Loureiro
“É sempre bom frisar a importância de escovar os dentes. As mães, por exemplo, tem que ficar atentas se seus filhos estão escovando corretamente. Quando forem administrar algum medicamento para as crianças, precisam fazer a higiene da boca depois, pois alguns remédios - como o xarope - contêm muito açúcar e podem causar cárie”, explicou. 

De acordo com a Secretária Municipal de Saúde, Drª Lívia Guedes, a saúde começa pela boca: “É importante tratar esses assuntos com as crianças e responsáveis para prevenir outras patologias, como a doença cardiovascular. Por isso é sempre bom alertar que é necessário escovar os dentes depois de uma refeição e orientar como fazer uma escovação correta”, declarou. 

Foto: Thiago Loureiro
Moradora do bairro Fanchem e mãe das gêmeas Helena e Isis (2), Danielle Quintanilha (35), disse que o responsável deve ter esse cuidado com a saúde bucal dos seus filhos desde pequenos. 

“A minha mãe não tinha essa preocupação comigo, mas eu ensino minhas filhas desde pequenas o quão é importante cuidar dos dentes. Muitas pessoas se preocupam mais com outras doenças como obesidade e se esquecem que a saúde se começa pela boca”, disse ela, que evita dar doces para as meninas.
Foto: Thiago Loureiro


A Prefeitura disponibiliza atendimento de segunda a sexta-feira, de 08h às 17h, no Centro de Especialidade Odontológica (CEO) - Rua Marumbi, 19, Centro -, nas unidades básicas de saúde e escolas da rede pública. Para consultas é necessário um encaminhamento médico. Outras informações: 21 3764-9177 ou 21 3764-9054.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.