terça-feira, 24 de outubro de 2017

Terceira Idade de Queimados se prepara para o verão com a prática de exercícios variados

Idosos intensificam atividades para chegarem em forma na estação mais quente do ano. Fazem aulas de musculação, hidroginástica, dança e pilates, tudo sem pagar nada

Foto: Igor Lima
Aline Lopes- O verão se aproxima, hora mais que apropriada para colocar as atividades físicas em dia e eliminar as gorduras indesejadas. Em Queimados, os idosos provam que a prática da malhação não é exclusividade da juventude e, estão pegando pesado para chegar em forma na estação mais quente do ano. O que não falta para essa turma é disposição com atividades para lá de variadas: tem musculação, hidroginástica com piscina aquecida, corrida, dança e até pilates, tudo oferecido gratuitamente pela Prefeitura, no Centro de Esporte e Lazer da Terceira Idade (CELTI), localizado no bairro Vila Pacaembu.

Foto: Igor Lima
Cerca de 1,6 mil idosos estão cadastrados nas atividades oferecidas no CELTI, que têm como principal objetivo a busca por um estilo de vida ativo, com exercício físico e alimentações saudáveis, evitando assim a desidratação, alteração de pressão arterial e outras doenças. Para participar, é preciso ter mais de 55 anos. Há inscrições, no momento, para cadastro de reserva, uma vez que as vagas foram preenchidas.

Foto: Igor Lima
De acordo com o Secretário Municipal de Assuntos Institucionais / Terceira Idade, professor Carlos Albino, “a prática da atividade física, além de melhorar a saúde do idoso, eleva também a sua autoestima.

Busca por vida saudável

Foto: Igor Lima
A sala de musculação do CELTI conta com aparelhos de última geração, que trabalham as mais variadas partes do corpo. Cerca de 120 alunos utilizam o espaço por dia, entre eles, a moradora do Fanchem, a dona Suely Freire, de 63 anos. “Tomava remédio controlado antes de vir para cá, depois que comecei a atividade, o médico suspendeu todos os meus medicamentos. Faço exercício porque gosto e para ter uma vida mais saudável”, declarou.

Quem também se beneficia das atividades oferecidas pela prefeitura é a moradora  do bairro Centro, dona Maria Pereira, de 68 anos, que teve AVC há 2 anos e, com a prática de exercícios recuperou boa parte dos seus movimentos. “Faço corrida e musculação, melhorei muito meu condicionamento físico. Logo após o meu problema, eu fiquei com dificuldades para andar, mas hoje, não tenho mais nada, nem parece que eu tive AVC”, comemorou.
Foto: Igor Lima

O CELTI fica localizado na Av. Maracanã, s/n, Vila Pacaembu e funciona de segunda à sexta-feira, das 08h às 17h. Para efetuar o cadastro, é preciso levar identidade, comprovante de residência, tipo sanguíneo, duas fotos 3x4 e atestado médico. Outras informações (21) 2665-6529.

Grade de atividades físicas:

Hidroginástica
Segunda, terça, quarta e sexta-feira – das 8h às 16h

Pilates
Segunda, terça, quarta e sexta-feira – das 9h às 11h

Musculação
Segunda a sexta – das 8h às 17h

Dança Mix
Quinta-feira – turno da manhã

Dança de Salão
Quarta e sexta-feira – turno da tarde

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.