segunda-feira, 6 de novembro de 2017

Cortinas estendidas para a oitava edição do Festival de Teatro de Queimados

Espetáculos infantis foram encenados na abertura do evento e fizeram a alegria da garotada. Peças são gratuitas e vão até sábado

Fotos: Thiago Loureiro e colaboração de Wall Araújo

IMG_0722.JPG



Dine Estela: As cortinas foram estendidas nesta segunda-feira (6) e a arte é quem pedirá  passagem durante toda a semana em Queimados. A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, deu início ao 8º Festival de Teatro, tradição cultural na cidade. Neste ano, o destaque vai para os grupos locais, que estão dando um show de repertório, figurino e muita  empolgação, refletido no olhar dos pequenos da rede pública de ensino, que assistiram pela primeira vez a um espetáculo  teatral. O evento tem a parceira da Cia Queimados Encena e da Rede Baixada de Teatro.   


Ao todo, serão 14 peças em exibição e passarão pelo palco mais de 120 artistas do Estado do Rio com destaque para a Baixada Fluminense. Todas as peças serão gratuitas e apresentadas no Teatro Metodista (Av. Marinho Hemetério de Oliveiras, S/nº, Vila Pacaembu. Entrada da cidade) em três turnos: 9h30h, 13h30 e 17h30. No sábado, será na Praça Nossa Senhora da Conceição, no Centro. Os convites serão distribuídos com 30 minutos de antecedência, sendo 25 vagas já destinadas aos estudantes da rede pública.


A abertura oficial foi feita pelo prefeito Carlos Vilela e sua esposa, Lúcia Vilela, acompanhados do Secretário Municipal de Cultura e Turismo, Marcelo Lessa. Ambos destacaram o cunho colaborativo do espetáculo e agradeceram a participação maciça do público em um segunda-feira chuvosa. “É muito gratificante ver o teatro cheio em plena segunda-feira de chuva. Isso mostra que nosso povo já está bem ciente da importância do teatro na vida de todos”, destacou o prefeito. Também participaram do primeiro dia de espetáculo alunos de várias escolas municipais.


O teatro é um dos braços fortes de ação cultural na cidade, destacou Marcelo Lessa. “Entre shows, seminários, e outras ações da cultura, entendemos que o teatro é fundamental para a formação cultural de uma sociedade. A riqueza da nossa história contada de forma lúdica é algo que merece destaque. Brincando, as crianças têm aulas valiosas de história, outras culturas”, enfatizou.


 Abertura com clássico do teatro infantil


DSC_0015.JPG
Quem abriu oficialmente o 8º Festival de Teatro de Queimados este ano foram os Saltimbancos da Cia Queimados Encena, um dos idealizadores do evento e que mantêm um ponto de cultura há mais de 13 anos na cidade, contou o diretor, Leandro Santanna. “Para nós é uma luta muito grande fazer teatro, mas fazemos com muito amor. Todos aqui tem uma terceira ou quarta atividade econômica para se manter e utiliza o teatro por amor mesmo”, enfatizou.


O musical “Os Saltimbancos”, de Chico Buarque apresentado pelos atores da Cia Teatral Queimados Encena, relatou a história de quatro animais que decidem fugir de seus patrões opressores para formar um grupo musical, um clássico do teatro infantil recheado de belas e animadas canções. Produção e Direção Marcelo Viégas. Elenco: Camila Rosafé (Gata), Patricia Ribeiro (Cachorro), Simone Viégas (Galinha), Marcelo Viégas (Jumento).


Pastel e Dondoca também chegaram para
compartilhar com o público suas incríveis habilidades  WhatsApp Image 2017-11-03 at 16.02.30.jpeg
Ainda na segunda, às 14h3h0, foi a vez da peça “A dupla de palhaços Pastel e Dondoca” abrem suas malas e levantaram seu circo itinerante para compartilhar com o público suas incríveis habilidades em tropeçar! Com reprises do circo - teatro brasileiro, músicas, magia cômica, dublagem, a dupla brincou com o público que participou desse universo onde rir de si e rir com o outro foi o combustível da vida.


O espetáculo foi criado em 2015 a partir da formação da dupla na Eslipa (Escola Livre de palhaços), e de uma residência artística que o grupo realizou no mesmo ano em Fafe - Portugal, quando a peça ganhou sua configuração visual e supervisão cênica do encenador espanhol Moncho Rodriguez. Com essa mistura de grandes influências e inspirações diversas formamos nossa bela colcha de retalhos que resultou em um trabalho revelador da alma de dois palhaços brincantes que só conseguem realizar suas ações em tropeços


Crianças aprovam o festival
Para a pequena  Giovanna da Silva Bianche, 6 o teatro já não é novidade. Ela que já assistiu uma dezena de peças, bateu palmas para o festival de Queimados e ficou animada com o calendário previsto para essa semana. “Eu quero vir em todos. Adorei os Saltimbancos e os palhaços”, lembrou.



Já Isabella Oliveira da Silva, 6 e Giovana Oliveira Silva, 3 foram ao teatro pela primeira vez e também gostaram muito do que viram. Difícil foi retirá-las da plateia, contou a mãe. “Tínhamos que almoçar e voltar mais tarde e elas não queriam sair daqui. Foi muito emocionante. Estão todos de parabéns”, destacou Suzana da Silva, 33, moradora do Bairro Pacaembú.  O pai de yuri de Moraes também foi só elogios. “Meu filho está encantado e eu mais ainda. Me sentindo uma criança novamente. Tudo muito lindo. Voltaremos sempre”, observou.





O doente Imaginário chega em Queimados nesta terça

Foto Pablo Rocha Gonçalves.jpg

Na terça, 7, a peça “O Doente Imaginário” do Grupo Depois do Ensaio apresenta no Teatro Metodista, às 9h,  a história de Argan, um velho rico apaixonado por remédios que quer a todo custo casar sua filha Angélica com um Médico charlatão (Dr. Rivotré) para receber consultas sem ter gastos. O problema é que Angélica é apaixonada por um jovem simples (Cléo) que nada tem a ver com a medicina, o casal se junta a empregada da casa (Nieta) tentando desesperadamente ficar junto e fugir da promessa de casamento de Argan com o Médico. Classificação de 12 anos. Às 14:30h, a peça “O Circo Chegou” da Cia  O Mestre dos Bonecos chega na cidade trazendo várias atrações: O palhaço, o mágico, domador de leões, duas tigresas cantoras  e uma cantora lírica.


Texto Original: Molière
Concepção, Direção: Thales Sauvo
Preparação Corporal: Caio Passos
Concepção Musical: Fabricio Neri
Cenário: Thales Sauvo e Uirá Clemente
Figurino: Patricia Furtado e Ateliê Maria Fran
Preparação Vocal: Tamara Innocente
Visagismo: Apoliane Phifer
Iluminação: Ronaldo Damázio
Intérpretes: Darci Tomelin, Fabricio Neri, Fernando Leão, Izabel Camargo e
Patricia Furtado.
Fotografia: Pablo Rocha Gonçalves e Mônica Parreira

Realização: Grupo Depois do Ensaio


Serviço: Programação do oitavo Festival de Teatro de Queimados


Segunda-feira - 6 de novembro
9h - Musical “Os Saltimbancos”, da Companhia Teatral Queimados Encena
Local: Teatro Metodista (Avenida Vereador Marinho Hemetério de Oliveira, s/n – Vila Pacaembu)
Classificação: Livre
14h30 - Peça  “A dupla de palhaços Pastel e Dondoca”
Local: Teatro Metodista
Classificação: livre


Terça-feira – 7 de novembro
9h - “O Doente Imaginário” do  Grupo Depois do Ensaio
Local: Teatro Metodista
Classificação: 10 anos
14h30 -  O Circo Chegou - Cia O Mestre dos Bonecos
Local: Teatro Metodista
Classificação: Livre


Quarta-feira-  8 de novembro
9h – Que História é essa – Grupo Turma do Palco
Local: Teatro Metodista
Classificação: 10 anos
14h30 -  Peça: “O Livro mágico da Emília” do Grupo Cochicho na Coxia.
Local: Teatro Metodista
Classificação: livre
19h30 –  peça Ricardo III, da Cia Atores da Fábrica
Local: Teatro Metodista
Classificação: 14 anos


Quinta-feira – 9 de novembro
9h -  Peça: Cinderela, das Fanfarras e Produções
Local: Teatro Metodista
Classificação: 10 anos
14h30 - Peça: Maria Menina, da Voá Cia. Artística.
Local: Teatro Metodista
Classificação: 10 anos
19h30 -  Peça “Ainda Aqui”, da Cia Cerne
Local: Teatro Metodista
Classificação: 12 anos


Sexta-feira – 10 de novembro
9h -Peça: “Eu sambo, tu sambas, nós sambamos!”, da cia teatral Todos Nós
Local: Teatro Metodista
Classificação: 14 anos
14h30 - Peça: “Acorda amor , Cia Quatro Manos
Classificação: 10 anos
Local: Teatro Metodista
Classificação: 10 anos
19h30 -Peça: Lisbela e o Prisioneiro, da Cia Casa Verde
Local:  Teatro Metodista
Classificação: 12 anos


Sábado – 11 de novembro
10h - Peça: “Lixo no Lugar Errado, tô Fora”, Cia de Arte Popular
Local: Praça Nossa Senhora da Conceição – Centro de Queimados

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.