quinta-feira, 16 de novembro de 2017

Palestra em escola e debate no rádio marcam terceiro dia da Semana da Consciência Negra em Queimados

Representatividade Negra foi o tema desta quinta-feira (16)

Rafaela Diniz - O terceiro dia de comemorações da Semana Nacional da Consciência Negra foi marcado pelo resgate das origens históricas do povo negro e da importância da representatividade negra. Durante a tarde desta quinta-feira (16), a palestrante Aline Najara conversou com os alunos da Escola Municipal Leopoldo Machado e falou sobre a representação dos negros nos livros de história do Brasil.

Além disso, um caloroso debate foi realizado na Rádio Novos Rumos – emissora comunitária do município – para abordar a cultura negra e suas origens. O programa contou com a participação de ouvintes que relataram situações de racismo e preconceito vivenciadas no cotidiano.

A luta pela igualdade racial tem sido parte das reivindicações dos movimentos sociais nas últimas décadas. Uma das principais reclamações do grupo é a falta de reconhecimento das matrizes africanas na formação da cultura brasileira.

“Lembro como se fosse hoje, quando cheguei à antiga sétima série e comecei a aprender sobre o período colonial no Brasil. Todos os negros representados nos livros de história estavam em situação de humilhação, levando surras no tronco ou em posições constrangedoras. Na verdade, houve negros importantes, que lutaram contra a opressão, normalmente representados por pessoas brancas, como Tiradentes, por exemplo”, explicou Aline Najara.

Para o Secretário Municipal de Direitos Humanos e Promoção da Cidadania, Carlos Albino, a imagem do negro deve ser mudada e toda a sociedade tem papel fundamental nessa mudança. “Historicamente o negro é muito marginalizado. Não podemos deixar que um povo tão rico em cultura e substância, seja deixado de lado. Precisamos ensinar às nossas crianças que o negro teve um papel fundamental na nossa história e resgatar suas origens, para que não se percam”, concluiu.

Nesta sexta-feira (17), a programação da Semana da Consciência Negra em Queimados contará com uma palestra sobre Protagonismo Negro e Diversidade Étnica, Colégio Estadual Professor Sebastião Pereira Portes – CIEP 341, às 13h30. 




                                      

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.