terça-feira, 14 de novembro de 2017

Prefeito Carlos Vilela faz o cadastramento biométrico e lembra população sobre prazo

Gestor compareceu a um dos locais que estão executando o serviço que é obrigatório  

Felipe Carvalho - Rio - O prefeito de Queimados, Carlos Vilela, esteve na tarde desta terça-feira, 14, num núcleo do Tribunal Regional Eleitoral para fazer o cadastramento biométrico e receber o novo documento de título de eleitor. No local, o gestor comentou sobre a importância do procedimento e convocou a população para não deixar para última hora e assim evitar filas. Quem não fizer o recadastramento terá o título cancelado e, além de ficar impossibilitado de votar nas próximas eleições, não poderá tirar passaporte, prestar concurso público ou obter empréstimos em bancos oficiais, entre outros impedimentos. 

O cadastramento está sendo realizado em dois locais: no posto de atendimento (Av. Camilo Cristófano, 303 - térreo - Vila Camarim), de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h, e aos sábados, das 10h às 16h; e no cartório eleitoral do município (Rua Félix, 1.561 - térreo - Vila Camarim) de segunda a sexta-feira, das 11h às 19h. Quem quiser evitar filas pode agendar pela internet, em www.tre-rj.jus.br/biometria , ou pelo telefone (21) 3436-9000. O município de Queimados conta com mais de 111 mil eleitores.

Para fazer o cadastramento, o eleitor deve levar documento de identidade oficial com foto e um comprovante de residência, como conta de luz, água ou correspondência expedida por pessoa jurídica, desde que emitido até três meses antes da data do atendimento. “Tive a honra de fazer tudo de forma rápida e moderna e peço que todos venham fazer o cadastramento, para que possamos atingir o número total de eleitores”, destacou o prefeito Vilela.

No caso de nova inscrição, os eleitores do sexo masculino maiores de 18 anos devem apresentar, ainda, o comprovante de quitação militar. Já quem quiser atualizar o nome deve levar um documento que comprove a alteração dos dados, como a certidão de casamento, por exemplo.

Os eleitores que deixaram de votar ou faltaram aos trabalhos eleitorais devem pagar as respectivas multas antes de realizar o cadastramento biométrico. Para tanto, poderão obter a guia de pagamento da multa nos próprios postos de atendimento ou em qualquer zona eleitoral.

O cadastramento, que vai até 17 de março de 2018, é obrigatório para os eleitores de Queimados, inclusive aqueles cujo voto é facultativo, como os menores de 18 anos, os maiores de 70 anos e os analfabetos. Só estão dispensados aqueles que já tiveram seus dados biométricos coletados pela zona eleitoral do município e os que tiverem registrado em seu histórico no cadastro eleitoral o código indicativo de deficiência que impossibilite ou torne extremamente oneroso o cumprimento das obrigações eleitorais. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.