quarta-feira, 29 de novembro de 2017

Prefeitura de Queimados realiza Sarau da Juventude no próximo sábado

Jovens de diferentes vertentes artísticas terão a oportunidade de mostrarem seus trabalhos e ainda expressarem ideias e sentimentos por meio da arte

Shyrlene Maria, Layla Santos e San Diego serão atrações no Sarau
Foto: Marina Mendes
Marina Mendes - Apresentações musicais, exposição de quadros, lançamento de livros de poesia e leitura dramatizada, tudo no mesmo espaço e o melhor, totalmente de graça. A Prefeitura de Queimados realizará, no próximo sábado (2), a partir das 17h, a primeira edição do “Sarau da Juventude”, evento que abrirá es
paço para os jovens da cidade expressarem suas ideias, razões e sentimentos por meio da arte. A atividade acontecerá no Teatro Delcy de Souza, anexo ao Centro de Esportes Unificados (CEU) Planeta Futuro (Rua Macaé, 430 - São Roque).


Queimados Tem Seu Charme


Os saraus são conhecidos, geralmente, como encontros de finalidade literária. Já o Sarau da Juventude de Queimados, será marcado pela diversidade artística. Serão diferentes tipos de arte: música, pintura, leitura, poesia e dança. O evento contará ainda com uma mesa literária, em que os participantes poderão trocar livros entre si. As atrações ficam por conta dos grupos ‘Queimados tem seu charme’, ‘Movimento’, os poetas Carlos Orfeu e Marlos Degani, a pintora Shyrlene Maria e os cantores San Diego e Layla Santos.

A intenção de reunir essa juventude é valorizar não só a arte como um todo, mas também o que os jovens do município têm produzido. "O sarau é uma forma de abraçar os artistas. É mostrar para eles que existe espaço dentro da cidade para a arte. Entendemos que essa é a melhor maneira de expor o que tem de bonito e artístico no município”, afirmou o Coordenador Municipal de Assuntos para a Juventude, Felipp Castelano.


Já o prefeito Carlo Vilela ressalta a importância de criar alternativas que beneficiem os jovens  e que opções como o Sarau da Juventude servem para ampliar as oportunidades de vitrine para os talentos locais. “Isso faz com que cada vez mais a juventude participe e se identifique com o CEU Planeta Futu

ro, um espaço que tem cultura, lazer, acesso à informação e acima de tudo um espaço de encontro e debate de ideias”, ressaltou.


A primeira vez a gente nunca esquece

E se a data será importante para os organizadores, o evento  terá um sentido todo especial e maior ainda para Shyrlene Maria, de 31 anos. Estudante de Belas Artes na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFFRJ), Shyrlene já trabalha como professora de Educação Artística em uma escola pública em Seropédica, mas nunca teve a oportunidade de expor seus trabalhos. “Eu já participei de alguns saraus de poesia, mas nunca expondo o que eu produzo. Nesse sarau, vou apresentar o que eu produzi pela faculdade, então terá de tudo um pouco, desde pinturas até gravuras”, disse.

Como expectativa, ela afirma que o esperado é que a cidade tenha cada vez mais espaço para esse tipo de evento. “Estou aqui para começar um movimento. É necessário que as pessoas daqui vejam que existe música, pintura, poesia, e que qualquer um pode fazer. Gostaria muito que outros artistas locais  e interessados na cultura viessem para o evento”, declarou.

Foto: Marina Mendes

E assim como a pintora Shyrlene, a jovem Layla Santos, de 18 anos, descobriu seu dom na infância. Moradora na divisa entre Austin e Queimados, o canto, surgiu na sua vida com cinco anos, mas foi há um ano que começaram suas apresentações em público.

Para a cantora, que também não se apresentou ainda em um sarau, o evento é uma forma de chamar atenção para a arte, sobretudo feita na Baixada Fluminense. ‘O Sarau é uma oportunidade de valorizar quem é da Baixada, pois ainda existe um preconceito que eu não sei explicar. É um modo não só de trazer os jovens pra arte e cultura, mas também uma chance pra quem não tem experiência. É sempre bom para a juventude”, concluiu.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.