quinta-feira, 23 de novembro de 2017

Queimados dá continuidade a celebração da Semana da Consciência Negra com palestras, oficinas e até desfile de moda

 Evento se estende até o próximo dia 29 com atividades variadas na cidade

Marina Mendes - Luz na passarela que lá vem eles! Os pequenos do Instituto Educacional de Nossa Senhora Aparecida  ­- creche conveniada com a Prefeitura de Queimados -, deram um show em um desfile em homenagem à moda africana. Já os estudantes do Ensino Fundamental da rede pública municipal de ensino participaram de uma roda de conversa que debateu a questão racial. Ambas as atividades fazem parte das comemorações pela Semana da Consciência Negra, que se estende até o  próximo dia 29 na cidade.




Ana Tassia, de 32 anos, aguardou ansiosa a entrada do filho Ruan Pablo, de 3 anos. Para ela, enquanto mulher negra, a semana da consciência negra, principalmente para os moradores da Baixada, é uma oportunidade de lembrar todas as dificuldades que os negros enfrentam diariamente. “Como a gente é negro, pobre e morador da Baixada, é mais que importante que tenha esse tipo de evento, pra nós e nossos filhos pequenos. Nós, negros, temos orgulho de ser da cor que a gente é”, declarou a mãe. 


Ao som de músicas de jongo e da clássica e empoderada música ‘Sarará Criolo’ de Sandrá de Sá, os alunos entraram na passarela e deram seu melhor. Alguns, mais tímidos que outros, mas todos muito animados com as vestimentas e adereços, como lenços e turbantes. A plateia foi composta por todos os funcionários e pelos pais, que muito orgulhosos tiravam fotos e registravam o momento especial.



O professor Rafael Sousa e a agente cultural da creche Lucia de Fátima, explicaram que não só o desfile foi o momento de conscientização. “Foram feitas colagens, oficinas de desenhos e contação de histórias, mas com o principal trabalho voltado para o livro ‘Menina Bonita do Laço de Fita’, obra de Ana Maria Machado, que trata da forma mais didática possível sobre a questão racial. Nossa missão aqui é fazer com que os alunos aprendam a conviver com a diferença e tenham uma educação que preza a igualdade racial”, declarou Lucia.



Arlindo Sampaio, Coordenador de Políticas de Promoção de Igualdade Racial, da Secretaria Municipal de Direitos Humanos de Queimados, também esteve presente para prestigiar as crianças. “Esse tipo de evento é fundamental pra mostrar pras crianças, desde cedo, o quanto é ruim o racismo e o preconceito é fundamental. Ninguém pode discriminar alguém pela cor da pele”, afirmou.





Palestra com direito a exibição de filme para os maiores

Para os alunos do 9º ano, da rede municipal de ensino, a programação ficou por conta da mesa de debate – ‘Coisa de Preto!’, que reuniu 76 estudantes no Cine Teatro Delcy de Souza, no Centro de Esportes Unificados, o CEU, que fica no bairro São Roque.

O evento fez exibição do curta-metragem “Vista minha pele”, que tratava sobre situações que crianças negras sofriam dentro da escola.  A palestra ficou por conta de Marlene de Souza e Luzia de Fátima, que além de serem  professoras da rede, são membros da comissão da Semana da Consciência Negra e da Equipe de educação das relações étnico raciais de Queimados.Com uma conversa bem descontraída, as professoras conseguiram tomar a atenção dos alunos para o problema, que tem seu peso e sua necessidade moral de ser discutido.

Além disso, o debate entrou em questões como a branquitude e a falsa democracia racial, mas o que mais marcou Guilherme Santos, aluno da E. M. Profª Scintilla Excel, foi falar sobre aceitação. ‘Eu já sofri racismo e foi um momento muito triste pra mim e pra minha família. Nós, negros, vamos sempre relevando as coisas, e por isso é tão importante nos aceitarmos como negros, para não tolerarmos mais nada disso”, afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.