terça-feira, 21 de novembro de 2017

Semana da Consciência Negra continua com programação variada em Queimados

Rodas de conversa, oficinas e palestras são algumas das atividades que têm atraído público de diversos gostos e estilos mesmo após o feriado de Zumbi dos Palmares

Rafaela Diniz - As comemorações pela Semana da Consciência Negra seguem rolando no município de Queimados, mesmo após o feriado que recorda a morte de Zumbi dos Palmares. Nesta quarta-feira (22), acontecerá, a partir das 13h, no Cine Teatro Delcy de Souza, a mesa de debate – Coisa de Preto! No fim de semana e também na última segunda-feira, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Promoção da Cidadania, ofereceu diversas atividades à população, entre elas rodas de conversa sobre intolerância religiosa, missa afro e, claro, a tradicional capoeira.

No sábado (18), foi executada uma roda de conversa sobre intolerância religiosa na Paróquia de São Francisco de Assis, que abordou temas como o preconceito com as religiões afro. Já no domingo (19), foi realizada a ‘Capoeiragem’, um encontro estadual de capoeira, no bairro Vila Camorim, que reuniu mestres de todos os cantos do Rio de Janeiro.

Na segunda (20), uma Missa Afro foi celebrada na Igreja São Francisco, dirigida pelo Padre Jacques. Logo em seguida, os fiéis se deliciaram com uma feijoada, em comemoração ao Dia de Zumbi dos Palmares e na terça-feira (21) ocorreu a exibição do curta Cores e Botas no teatro Delcy de Souza, no bairro São Roque.

Para o Secretário Municipal de Direitos Humanos e Promoção da Cidadania, professor Carlos Albino, essas comemorações nada mais são do que um lembrete, de que a cultura e costumes do povo negro estão enraizados na nossa sociedade. “A cultura africana exerce grande influência aqui no Brasil, sendo a principal delas o samba. O que queremos com esses eventos é mostrar à população que a cultura negra é riquíssima e, por isso, não deve ser discriminada e sim valorizada”, comentou.

Programação segue até o dia 29

As comemorações pelo Dia da Consciência Negra seguem até o próximo dia 29. Ainda esta semana serão oferecidas diversas oficinas, rodas de conversa e palestras para a população e nas escolas da rede municipal de ensino. Nesta quarta-feira (22), será ministrado um debate, com o tema ‘Coisa de Preto’, no Cine Teatro Delcy de Souza, no bairro São Roque.

Já na quinta (23) terá o desfile infantil da beleza negra na creche conveniada IENSA, localizada no bairro Belmonte, na sexta-feira (24), acontecerá a mostra pedagógica durante todo o dia na Praça dos Eucaliptos, no Centro, no sábado (25) acontece outra roda de conversa na Igreja de São Francisco e fechando a programação no dia 29 será realizada a partir das 9h, no Teatro Metodista, a palestra: A Implementação da Lei 10.639/03 e a prática de professores.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.