quinta-feira, 14 de dezembro de 2017

Brinquedos velhos são restaurados para presentear crianças carentes no Natal

Idosas de Queimados se reúnem em oficina para recuperar objetos que teriam o lixo como destino final e doá-los a instituições de caridade do município

Foto: Felipe Bragança
Marina Mendes - Brinquedos quebrados, velhos ou até mesmo faltando peças, que provavelmente iriam para o lixo, estão sendo restaurados e vão fazer mais feliz o Natal de 200 crianças e adolescentes de Queimados. Um grupo de idosas do Centro de Esporte e Lazer da Terceira Idade (CELTI), espaço mantido pela prefeitura, se juntou para consertar e customizar os objetos. A ideia do projeto é recuperar os materiais para doá-los como presente a instituições que acolhe crianças carentes na cidade.

Foto: Igor Lima

O CELTI se transformou em uma espécie de hospital. Assim que chegam ao local, os brinquedos ficam ‘internados’ em uma grande mesa que fica no centro da unidade. Bonecas de plástico e lã, carrinhos, panelinhas,  instrumentos de música infantis são alguns dos “pacientes”. O Secretário Municipal da Terceira Idade, professor Carlos Albino, acompanhou o primeiro dia de atividades e ressaltou a iniciativa dos idosos. “Vão ocupar a mente fazendo o bem e ainda vão contribuir para o Meio Ambiente. Estão de parabéns”, disse.

Foto: Igor Lima
Para a moradora do bairro São Roque, Elizabete Santana, de 78 anos, a ideia de ajudar crianças que precisam é extremamente empolgante. Com um tecido em mãos para tecer uma saia de boneca, ela garante que no final o resultado será gratificante. “Eu não sou uma costureira, mas quebro um galho. Quando vi a quantidade de brinquedos, pensei no número de crianças que ficarão felizes ganhando isso, e foi isso que me motivou também a participar”, declarou a idosa.  

Foto: Igor Lima

Já para professora de artesanato Janilma Aguilar, de 42 anos, o projeto é uma via de mão dupla, que será em prol não só das crianças, mas também dos idosos. Desde 2014 no local, a professora explica que a ação tem papel na coordenação motora e no quadro mental dos idosos, e considera como uma terapia fundamental. “A cada semana nós trazemos uma ideia para eles realizarem. Deixo com que eles trabalhem, e principalmente, relaxem. Tudo aqui é pra ser calmo, terapêutico e um momento de descontração”, afirmou.

Todo dia é dia de artesanato

Foto: Igor Lima
As aulas de artesanato no CELTI acontecem das 8h às 17h todos os dias, exceto na terça, em que as atividades se encerram ao meio dia. Além da oficina de brinquedos, existem outros projetos artesanais em andamento no cotidiano dos frequentadores da unidade. A pintura vazada, a confecção de bijouterias e bonecas de lã, costumização de cadernos e agendas, são algumas das atividades.


Além disso, o local, que funciona no bairro  Vila Pacaembu, conta com aulas de hidroginástica, musculação e pilates, além de canto, coral e dança de salão. Com uma capacidade de 1,2 mil pessoas, a unidade também oferece cursos de cozinha experimental, sessões de fisioterapia, oficina de horta suspensa  e atendimento com psicopedagogos. Todas as atividades são gratuitas, mas é necessário ter mais de 55 anos — para hidroginástica é preciso ser maior de 60. Informações no telefone: 2665-6526.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.