terça-feira, 12 de dezembro de 2017

Fim de ano com as portas abertas para o mercado de trabalho

Prefeitura de Queimados oferece formação gratuita a quase mil jovens em diversos cursos de qualificação. Formaturas acontecem ao longo de toda a semana

Dine Estela - Começou nesta semana a maratona de formaturas dos novos profissionais que chegam ao mercado do trabalho pelas portas da Prefeitura de Queimados. Com o objetivo de oferecer capacitação profissional e facilitar o acesso ao emprego, o governo municipal realizou durante todo o ano diversos cursos gratuitos  para a população. Na última segunda-feira (11), foi a vez de 20 jovens receberem o diploma de conclusão do curso de fotografia, oferecido pela Secretaria de Cultura e Turismo. A cerimônia foi realizada no Teatro Delcy de Souza, que fica dentro do Centro de Artes e Esportes Unificados Planeta Futuro, no bairro São Roque e contou com a presença de familiares e amigos dos formandos.

Ao todo, a Prefeitura de Queimados já formou mais de 2 mil pessoas durante todo ano de 2017 em 20 modalidades diferentes de qualificação, através de parcerias das secretarias de Assistência Social, de Cultura e Turismo e instituições da iniciativa privada. Ainda esta semana, haverá formaturas de novos padeiros, lancheiros, costureiros, músicos, entre outros. O prefeito Carlos Vilela destaca a importância de criar mecanismos que facilitem o ingresso de jovens no mercado de trabalho. “Nós temos o dever de incentivar os nossos jovens a aprenderem uma profissão. Sabemos que muitos destes cursos são caros em outros lugares, mas nós oferecemos gratuitamente à população”, ressaltou.

As aulas aconteceram na própria sede do CEU – Planeta Futuro, as vagas são definidas por sorteio público após a efetivação das matrículas.  De acordo com o Secretário de Cultura e Turismo, Marcelo Lessa, mais de 2 mil jovens já passaram pelo local este ano e a regras irão mudar para 2018: “ Atualmente trabalhamos com sorteio e teve gente que conseguiu até três cursos, mas não concluiu nenhum, tirando o espaço para outras pessoas mais interessadas. Ano que vem será por ordem de chegada e cada pessoa poderá fazer somente uma oficina por vez para darmos oportunidade para todos que de fato precisam”, lembrou.

O curso de fotografia abordou conteúdos básicos para iniciantes, como: Luz, exposição, foco, velocidade do obturador, abertura do diafragma e Iso. Durante a formatura, os alunos exibiram em um telão as principais fotos produzidas por eles ao decorrer do curso que durou três meses.

Profissionais preparados para novos desafios

Essa já é a terceira turma formada pelo professor  do curso de fotografia, Allan Moreira Reis. Para ele cada uma teve sua particularidade, mas essa última está muito mais preparada para as exigências do mercado. “Não sei se a época do ano influenciou, mas estes alunos estão se preparando mesmo para sair daqui clicando tudo como profissionais e fico muito feliz em poder colaborar”, concluiu.

Foi por amor à fotografia que a jovem Isabelle Ribeiro Gonçalves, de 15 anos, fez o curso. Ela pensa em ser médica, mas, focada na arte, garante que vai se dedicar cada vez mais no assunto: “Amo registrar a história através das lentes. Sempre fazia isso com o celular, porém, agora, com tantas técnicas, vou comprar uma máquina”. Já Matheus Pinheiro, de 16 anos, estudante do 9º ano na Escola Municipal Professor Leopoldo Machado está tratando o curso como uma grande oportunidade para melhorar de vida. “Já comprei meus equipamentos e comecei a fotografar shows e vários eventos sociais. Quero isso para a minha vida”, concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.