sexta-feira, 1 de dezembro de 2017

Queimados entrega 350 permissões para mototaxistas autônomos

 Medida é a última fase do processo de legalização da categoria  que agora passa a exercer a atividade dentro da lei

Foto: Igor Lima
Rafaela Diniz  - Os mototaxistas que entraram com seu processo de legalização, hoje já podem trabalhar sem medo das famosas blitze. Isso porque, a Prefeitura de Queimados, através da Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito, em parceria com o DETRAN, entregou na tarde da última quinta feira (30), cerca de 350 permissões, para que os profissionais possam atuar dentro do município, regulamentando finalmente a profissão.

A medida faz parte do processo de legalização que começou ainda no ano de 2016 e teve como fases avaliação de documentos e checagem de registros criminais, curso oferecido totalmente sem custos pelo DETRAN, em parceria com a prefeitura, emplacamento dos veículos autorizados na categoria aluguel (placa vermelha), confecção do colete padrão nos moldes da prefeitura, vistoria do veículo, publicação com o nome dos profissionais legalizados no Diário Oficial e, finalmente a identificação, para que os passageiros reconheçam os mototaxistas que podem oficialmente executar o serviço.

Foto: Igor Lima
Para o prefeito Carlos Vilela, essa é uma medida muito importante, tanto para os profissionais, quanto para os passageiros. “Os condutores agora podem transportar os passageiros com a certeza de que estão legalizados, que não terão problemas com os órgãos fiscalizadores. Isso é bom também para os passageiros, que se sentem mais seguros em transitar com os mototáxis legais”, explicou.

Foto: Igor Lima
Pioneiro no processo de legalização, Seu Raimundo Nonato Medeiros, de 59 anos, apelidado carinhosamente pelos funcionários da Secretaria de Transporte e Trânsito de 01, está feliz com sua conquista.

“Quando o ex- prefeito Max Lemos nos procurou na época para tratar da legalização, muitos não acreditaram que daria certo. Decidi dar um voto de confiança a quem estava querendo ajudar a categoria. Depois de quase um ano, todo o processo valeu à pena. É com o serviço de mototáxi que eu levo o sustento para minha casa, essa permissão mostra que o srviço de mototáxi é tão digno côo qualquer outro”, comentou.

Ainda há vagas para ser mototáxi legal

Foto: Igor Lima
Para o Secretário Municipal de Transporte e Trânsito, a legalização é uma enorme conquista para o município. “Antes esses profissionais eram marginalizados, hoje estão incluídos em uma profissão legalizada no município, a de mototaxista autônomo, assim como são nossos taxistas”, concluiu.

Aqueles que desejam entrar com o processo de legalização ainda podem, já para o ano de 2018, estão previstas 80 vagas para o curso oferecido pelo Detran, sendo assim, os profissionais já podem entrar com o processo, no Protocolo Geral da Prefeitura (Rua Hortência, 254), das 9h às 16h, junto com a documentação necessária (identidade, CPF, comprovante de residência, documentação do veículo e carteira nacional de habilitação).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.