quinta-feira, 28 de dezembro de 2017

Queimados ganha Centro de Especialidades Médicas e Clínica da Mulher

Prédio que abrigava o antigo PA 24 horas foi totalmente reformado, conta com consultórios climatizados e oferecerá 15 especialidades, além de pequenos procedimentos cirúrgicos

Jéssica Moreira - A Prefeitura de Queimados inaugurou, na última quarta-feira (27), uma nova unidade de saúde na cidade: o Centro de Especialidades Médicas e Clínica da Mulher (CEMEQ), localizado no bairro Fanchem. O prédio, que já abrigou o antigo Posto de Atendimento 24h, foi totalmente reformado e oferece 15 especialidades (neurologia, cardiologia, urologia, endocrinologia, gastroenterologia, oftalmologia, proctologia, dermatologia, ginecologia, ortopedia, reumatologia, cirurgia geral, otorrinolaringologia, nutrição e fonoaudiologia).

A unidade, batizada em homenagem a Francisco Virgílio do Prado, ex-Secretário Municipal de Saúde falecido em agosto deste ano, foi inaugurada em cerimônia que contou com a presença do Prefeito Carlos Vilela, acompanhado da primeira-dama Lúcia Vilela e do vice Machado Laz, do Presidente da Câmara Municipal, Milton Campos e de todo o secretariado municipal.

O CEMEQ, que custou aproximadamente R$1,3 milhão - entre despesas com obras, mobiliário hospitalar e equipamentos permanentes - repassado pelo Governo do Estado, tem como destaque o atendimento à mulher, mas fará também pequenos procedimentos cirúrgicos, como retirada de cistos e remoção de pontos.

A unidade conta com novas instalações elétricas e hidráulicas, 15 consultórios climatizados, aparelhos de raio-X e ultrassonografia e, no próximo ano, um mamógrafo. “Esse ano foi de conquistas importantes para a nossa cidade, fico muito feliz em ver as metas estipuladas em nosso plano de governo se cumprindo. Essa nova unidade de saúde vai facilitar muito a vida dos moradores, pois reunirá em um mesmo local várias especialidades médicas”, frisou o prefeito Carlos Vilela.

A Secretária de Saúde, Dra. Lívia Guedes, salientou a importância da oferta de serviços de prevenção específicos à saúde da mulher e comemorou a possibilidade de oferecer procedimentos essenciais de ortopedia como realização de radiografias e colocação de gesso.

“É uma vitória ampliar a gama de serviços à disposição da população. Pudemos finalmente incluir a ortopedia e a ginecologia na grade de atendimento que antes funcionava na Pedreira. Teremos também acompanhamento de pré-natal de gestações de alto risco, procedimento de colposcopia – raro na rede pública -, ultrassonografias mamárias, vaginais, entre outros”, destacou a gestora.

Integração com Casa do Idoso

Dra. Lívia fez questão de esclarecer ainda que há um trabalho conjunto entre a Casa do Idoso, que funciona no CETHID e o CEMEQ. “Pessoas com mais de 60 anos seguem sendo atendidas na Casa do Idoso, mas, caso haja a necessidade de utilização de uma especialidade que não funciona lá – como ortopedia ou ginecologia - ou um exame específico que será oferecido no CEMEQ, basta que o paciente seja encaminhado para a nova unidade”, explicou.

Imagens: Igor Lima/ SEMCOM - PMQ
Há 53 anos Bernadete Cabral mora em Queimados, mais especificamente no bairro Fanchem. A professora comemorou a chegada da unidade e de especialidades escassas na rede pública, como a ortopedia. “É um sentimento muito bom, ainda sendo algo mais próximo à minha casa. Nem todo mundo tem dinheiro para pagar um atendimento ortopédico, por exemplo, e agora teremos aqui muitos serviços importantes e à disposição da população. É uma bênção!”, afirmou.

Para receber atendimento é preciso comparecer ao local portando identidade, cartão do SUS, comprovante de residência, guia de referência com o encaminhamento para a especialidade e a última receita de prescrição médica para abrir o prontuário. Para quem já é usuário da rede de saúde municipal, basta uma receita médica recente.

Serviço:

CEMEQ – Centro de Especialidades Médicas e Clínica da Mulher de Queimados

Endereço: Rua Camilo Cristófano, nº100, bairro Fanchem

Funcionamento: Segunda à sexta de 8h às 17h

Telefones: 2665-3599/2665-3566 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.