sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

Queimados premia vencedores de concurso ambiental

Alunos da rede municipal de ensino coletaram mais de 18 mil litros de óleo saturado durante três meses de disputa. Vitoriosos terão direito a passeio e ganharam tablet e bicicleta


Rafaela Diniz - O concurso Ambiental ‘Óleo amigo’, promovido pela Secretaria Municipal do Ambiente e Proteção dos Animais, em parceria com a Secretaria de Educação, chegou ao fim na tarde desta sexta-feira (15), com uma super festa, na Escola Municipal Monteiro Lobato. A turma do 3º ano da unidade de ensino foi a grande vencedora da gincana reciclável com 1875 litros de óleo de cozinha usado coletados. A iniciativa, que visa à conscientização ambiental e formar pequenos multiplicadores, envolveu todas as escolas da rede e arrecadou ao todo mais de 18 mil litros do material que seriam despejados no Meio Ambiente.

Em clima de festa e muita alegria, a turma recebeu como prêmio um passeio para o Parque Lage, que será realizado na próxima terça-feira (19). Já os alunos que se destacaram individualmente foram premiados com bicicletas, tablets, bolsa integral em curso de idiomas e também vão ao passeio. As crianças receberam seus prêmios das mãos do prefeito Carlos Vilela, do idealizador do concurso, o Secretário do Ambiente, Cacau Nogueira e do parceiro do projeto, o Secretário de Educação Lenine Lemos.

O prefeito Carlos Vilela comemorou o saldo positivo do concurso.  “Foram coletados, ao longo de 100 dias, cerca de 18 mil litros de óleo saturado. Imaginem essa quantidade de óleo sendo descartado incorretamente nas pias de cozinhas. Estamos muito satisfeitos de ver que a população apoiou e ajudou nessa luta pela menor poluição ambiental”, comemorou o prefeito.



Já o secretário Cacau Nogueira gostou tanto do resultado alcançado que já prevê a realização de novos concursos recicláveis no próximo ano letivo.  “Estamos planejando em fazer mais dois desse durante o ano de 2018. As crianças se empenharam bastante em conseguir juntar o óleo. Agradecemos imensamente às escolas participantes. Aliás, o ambiente também agradece”, ressaltou.

Para o Secretário Municipal de Educação, professor Lenine Lemos, estimular a Educação Ambiental é fundamental para a sustentabilidade do planeta. “Através de campanhas e explicações em sala de aula, conseguimos mostrar aos nossos alunos, a importância de não jogar o óleo de cozinha usado na pia. Tivemos relatos de pais, que foram repreendidos pelas crianças ao fazer isso”, disse.

Pequenos vitoriosos

Os alunos que arrecadaram o maior volume do óleo usado foram: Rafaela Gama Dos Santos (480 litros), da E.M. Professora Ana Perobelli; Nathália Miguez Ribeiro Da Cruz, da E.M. Leopoldo Machado (452 litros); Ben Affleck De Sá Gonçalo, da E.M. Monteiro Lobato (445 litros); Lucas Lemos C. Moraes, da E.M. Metodista (281 litros); Davi Borges De Almeida, da Creche Municipal Iracema Garcia (269 litros); Ana Vitória Da Silva Da Cruz, da E.M. Oscar Weinschenck ( 268 litros) e Maria Lúcia A. do Nascimento, da E.M. Professora Scintilla Exel (256 litros).

“Eu falava com a minha mãe todos os dias pra ela guardar o óleo usado na garrafa de refrigerante, queria muito vencer o concurso. Fiquei muito feliz quando soube que tinha ficado entre os melhores. Todos os dias eu trazia garrafas cheias de óleo para a escola, com a ajuda da minha mãe, pegávamos até com os vizinhos. Além de ter sido muito legal ganhar meu prêmio, ainda estou ajudando o Meio Ambiente, não poluindo a água do rio”, comentou Ben Affleck de Sá Gonçalo, de 10 anos, terceiro lugar no concurso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.