terça-feira, 5 de dezembro de 2017

Queimados prepara plano de contingência para o verão

Defesa Civil apresentou relatório de áreas de riscos a secretários municipais e debateu estratégias de prevenção a desastres naturais

Jéssica Moreira - Dezembro chegou e com ele uma preocupação de quase todas as autoridades fluminenses: os estragos causados pelas fortes chuvas de verão. Por isso, a Prefeitura Municipal de Queimados, por meio da Secretaria de Defesa Civil, realizou nesta terça-feira (05/12) uma reunião com todo o secretariado municipal para divulgar e debater o Plano de Contingência 2017/18.

O encontro, que aconteceu no auditório do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) e teve como objetivo principal traçar estratégias para prevenir eventuais  inundações e deslizamentos causados pelos temporais característicos desta época do ano, também contou com a presença do Coordenador Regional da Defesa Civil da Baixada Fluminense (REDEC), Tenente Coronel Luiz Sérgio Lima.

Os locais de riscos identificados pelo órgão em ações de mapeamento realizadas em junho deste ano foram listados em relatórios entregues a todos os secretários na oportunidade. De acordo com os laudos técnicos da secretaria, os maiores incidentes ocorrem em casas construídas às margens de rios e córregos. 

De acordo com o Prefeito Carlos Vilela, mesmo em tempos de escassez de recursos financeiros, é possível trabalhar para manter a população segura. “Se todos fizerem a sua parte, teremos um verão tranquilo. Por isso, peço também a ajuda dos nossos moradores, para que não joguem lixo nas encostas e rios. Precisamos da ajuda de todos para evitar tragédias neste fim de ano”, declarou o gestor.
Imagens: Thiago Loureiro/ SEMCOM - PMQ

O Secretário Municipal de Defesa Civil, Davi Brasil, afirmou que é preciso alinhar a comunicação entre as pastas para otimizar o tempo e os recursos em caso de emergências. “Vivemos um tempo de  muita boataria na internet e, consequentemente, de pânico muitas vezes infundado. Por isso, estamos unidos como gestão em prol de uma comunicação eficiente que possibilite conter possíveis desastres no mínimo de tempo”, destacou.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.