segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

Queimados divulga balanço do dia D de vacinação contra a Febre Amarela

Quase 5 mil moradores foram imunizados no último sábado na cidade. Campanha continua até 9 de fevereiro em todas as unidades de saúde do município
  
Foto: Thiago Loureiro
Aline Lopes- A Prefeitura de Queimados, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), divulgou nesta segunda-feira (29) o balanço do dia D de vacinação contra a febre amarela, que ocorreu no último sábado em 21 polos de atendimento espalhados pela cidade e mobilizou 4.168 moradores. A vacinação continua até o próximo dia 9 de fevereiro em todas as unidades de saúde do município.

Só em 2018, a SEMUS imunizou 25.657 pessoas. Juntando com a quantidade de moradores imunizados também em 2017, o número sobe para 42 mil. “Realizar uma campanha como essa, no dia de sábado, quando a maioria dos cidadãos está de folga é muito importante, pois os incentiva a se prevenir contra a doença”, explicou o Prefeito Carlos Vilela, que acompanhou a vacinação nos polos de atendimento acompanhado da primeira dama, Lucia Vilela, e do vice Machado Laz.

Quem aproveitou a oportunidade para se vacinar foi Ricardo de Almeida (48). “Fiquei a semana inteira na expectativa, porque em ações em dia de sábado costuma ser mais vazio. Minha família veio antes tomar a dose, achamos importante tomar a vacina para nos prevenirmos contra essa doença, que está sendo tão falada”, explicou o morador do bairro Fanchem.

A Secretária Municipal de Saúde, Drª Lívia Guedes, ressalta que quem não conseguiu se vacinar no último sábado, deve procurar a unidade de saúde mais próxima antes do dia 9 portando identidade e carteira de vacinação.

“A campanha de vacinação contra a febre amarela continua com dose fracionada, em 20 de nossas unidades, das 8h às 17h e é de suma importância se proteger da doença”, explicou.

Foto: Thiago Loureiro
De acordo com a orientação do Ministério de Saúde, a dose fracionada só pode ser aplicada em pessoas com idade entre 2 e 59 anos, mulheres que estão amamentando crianças maiores de seis meses e idosos com mais de 60 anos (com autorização do médico).

Já as crianças de 9 meses a menores de 2 anos devem tomar a dose padrão, assim como gestantes moradores de áreas de maior proliferação do mosquito, viajantes internacionais e pessoas com condições clínicas especiais após a autorização do médico.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.