sábado, 20 de janeiro de 2018

Capoeira dita o ritmo em Queimados


Secretaria de Cultura e Turismo anuncia inclusão da modalidade na grade de atividades do CEU em 2018


Leandro Machado - O gingado irresistível da capoeira tomou conta do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), no bairro São Roque, em Queimados, na Baixada Fluminense. Um evento realizado na tarde deste sábado (20) reuniu cerca de 100 pessoas para a troca de cordel dos capoeiristas que fazem parte do projeto Viva Melhor, do bairro Santo Expedito. Com tanto sucesso, a secretaria municipal de Cultura e Turismo vai expandir as aulas e, a partir de março, a modalidade será também será oferecida no local.

Cerca de 30 capoeiristas de todas as idades trocaram de cordel (tipo de graduação da capoeira). O projeto existe há cerca de dois anos no bairro Santo Expedito e tem mudado a vida de crianças, adolescentes e adultos no local. “Estendemos que a capoeira é um instrumento social, uma forma de inclusão, por isso tem feito a diferença na vida de muitos”, disse Roberto Pequeno, o mestre Aguerê, responsável pelo “Viva Melhor”.

As inscrições para o curso de capoeira serão abertas logo após o carnaval e vai ser realizado às terças, quintas e sábados, para pessoas a partir de sete anos de idade. Agora, o CEU oferecerá 24 atividades a população e vai abrir para 2018 mais de mil vagas no total.

"Atividades mudam a realidade" 

O secretário municipal de Cultura e Turismo, Marcelo Lessa, ressalta a importância da inclusão da capoeira para a população: “Nós estamos conseguindo mudar a realidade de muitas pessoas com os diversos cursos que oferecemos e os capoeiristas vão chegar para somar. É um projeto muito bacana. Outra novidade é que o prefeito Carlos Vilela me deu carta branca para levarmos outros cursos para a população do Santo Expedito e adjacências, com o objetivo de preparar jovens e adultos da localidade” disse.


Não há idade para jogar capoeira. O pequeno Caio Gonçalves, de apenas 9 anos, também recebeu o cordel. Ele mora no Santo Expedito e, segundo sua mãe, Samara Gonçalves, ele gosta muito de participar das atvidades: “Ele é pequeno ainda, mas quando chega o dia das aulas ele fica muito feliz. Não faz as aulas forçado, faz porque gosta”, disse. 

3 comentários:

  1. O CEU na direção do secretário de Cultura e Turismo Marcelo Lessa está mudando a realidade de um bairro.
    Parabéns Lessa peko lindo trabalho junto a sua equipe! !!!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns a todos! Fico muito feliz por mais esta atividade que será oferecida aos Queimadenses no CEU São Roque, parabéns ao Prefeito Carlos Vilela, ao Secretário de Governo Max Lemos e o Secretário de Cultura e Turismo Marcelo Lessa que juntos estão trazendo cada vez mais ações culturais de grande importância para nossa cidade.

    ResponderExcluir
  3. Que lindo!! Meu tio é o responsável pela iniciativa no bairro e sempre acreditou que daria certo!! Muito feliz mesmo, Parabéns 👏😍

    ResponderExcluir

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.