terça-feira, 16 de janeiro de 2018

Junta Militar de Queimados atende em novo endereço


Jovens que completam 18 anos em 2018 têm até o dia 30 de junho para efetuarem o alistamento que é obrigatório


A Junta de Serviço Militar de Queimados está de casa nova. No início deste mês, os atendimentos foram transferidos do prédio onde funcionava o Centro Médico da Pedreira para a antiga sede do Circo Baixada (Rua O, nº 2597 – Fanchem). Dessa forma, os jovens que completam 18 anos em 2018 têm até o dia 30 de junho para efetuarem o alistamento que é obrigatório. O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h.

Além da mudança de local de atendimento, os moradores contam com outra novidade: os jovens devem consultar o serviço online antes de ir até a Junta, disponível no site: www.alistamento.eb.mil.br. Apenas os que já passaram dos 18 anos e não se alistaram que devem ir até o local para realizar o pagamento da multa (R$ 4,10) e agilizar o processo. Além disso, os certificados de reservista, disponibilizados depois do processo de seleção, também serão entregues pela Junta.

O alistamento é obrigatório e, sem ele, o cidadão fica impedido, por exemplo, de tirar passaporte, ingressar no serviço público ou ser matriculado em qualquer instituição de ensino, além de pagar multa que varia de acordo com a quantidade de dias em que o candidato deixou de se alistar. Ele representa a primeira etapa do serviço militar obrigatório. A segunda é a convocação das Forças Armadas, que ocorre no ano seguinte ao do alistamento. Durante a seleção geral, o jovem poderá indicar sua preferência pela Marinha, Exército ou Força Aérea.

Morador do bairro Vila Camarim, Marcello Almeida, 18 anos, pretende até ser militar no futuro, mas não pelo serviço de alistamento. “Nunca quis servir e minha família também nunca me influenciou nessa questão. Vim aqui na Junta no começo do mês e já consegui pegar meu certificado de reservista, foi tudo muito rápido”, disse.

 Já o morador do bairro Belmonte, Lucas Garcia Duarte, 18 anos, precisa do certificado de reservista para ingressar na faculdade. “Minha mãe até tem o desejo de que eu servisse às forças armadas, mas pretendo cursar biologia ou artes cênicas. Ingressar numa universidade sempre foi um sonho. Fui muito bem atendido”, afirmou.

Os documentos necessários para efetivação do alistamento são: certidão de nascimento ou equivalente (carteiras de identidade, de motorista ou de trabalho), comprovante de residência e uma foto 3x4 recente. Após o alistamento, o jovem recebe o Certificado de Alistamento Militar (CAM) e a data de ida à Junta de Serviço Militar, para que possa tomar conhecimento quanto à apresentação na seleção geral ou à dispensa do serviço. Outras informações pelo telefone:  (21) 2665-7855.

17 comentários:

  1. bom dia gostaria de saber se estará atendendo hoje ?

    ResponderExcluir
  2. Bom dia está atendendo por ..tem numero de Telefone

    ResponderExcluir
  3. Bom dia gostaria de saber se está abrindo?

    ResponderExcluir
  4. Boa noite! Quais são os dias e horários de atendimento para efetuar o alistamento militar?

    ResponderExcluir
  5. Eu gostaria de saber como faço pra pegar meu certificado de reservista pois perdi meu cam

    ResponderExcluir
  6. Não consigo de jeito nenhum me alistar online, queria saber se a junta militar de queimados esta aberta ?

    ResponderExcluir
  7. Meu filho não se alistou como faço pra pegar o certificado dele

    ResponderExcluir
  8. Qual dias de atendimento?

    ResponderExcluir
  9. Boa tarde meu filho fez o alistamento em casa como ele faz pra pegar certificado

    ResponderExcluir
  10. Bom dia eu gostaria de saber como faço pra pegar a segunda via da minha reservista que eu tive perda de todos os meus documentos

    ResponderExcluir
  11. Boa noite gostaria de saber como é que eu faço para me alistar já completei 18 anos

    ResponderExcluir
  12. Meu filho completou 18 essa semana o que tenho que fazer pra alista ele me ajude...

    ResponderExcluir
  13. Não consigo entrar em contato

    ResponderExcluir

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.