quinta-feira, 25 de janeiro de 2018

Queimados ganhará dois novos reservatórios de água até o fim do ano para melhorar abastecimento

Prefeito Carlos Vilela visitou as obras no bairro Vila Nascente que estão em estágio avançado. Cerca de 10 mil hidrômetros serão instalados na cidade


Felipe Carvalho - O problema da falta d’ água, que ainda assola alguns bairros de Queimados, está com os dias contados. O governo do estado, por meio da CEDAE, está construindo dois novos reservatórios de água na cidade, o Queimados I, localizado no bairro Vila Nascente e o Camburi, na Vila São João.  A Prefeitura doou os terrenos para que a concessionária fizesse as intervenções que estão 89% executadas. As o
bras fazem parte do Programa de Abastecimento de Água para a Baixada Fluminense e consistem ainda na elevatória de Austin, o Booster Queimados-Austin, o assentamento de 103 km de rede e a instalação de 10 mil hidrômetros.

Com capacidade para cinco milhões de litros d’água, o reservatório Queimados I, de estrutura metálica, está em execução e com previsão de entrega em até quatro meses. Além do Queimados I, a CEDAE irá instalar outro reservatório metálico no município, o Camburi, com capacidade para 2,5 milhões de litros, com previsão de inauguração ainda em 2018. Em Queimados, também foram assentados, até agora, 103 km de adutoras, troncos e redes de distribuição, restando apenas 300 metros de tubulação para conclusão das obras de assentamento.

Para incrementar a oferta de água do município, o pacote ainda conta com uma elevatória em Austin, que irá abastecer os reservatórios Queimados I e Camburí e será concluída até março, quando o equipamento entrará em operação. O booster terá capacidade de bombear até 1.128 litros de água por segundo e vai operar em conjunto com a adutora Austin-Queimados (já existente), reforçando o abastecimento do município de Queimados e de Austin, em Nova Iguaçu.

O prefeito Carlos Vilela fez questão de acompanhar de perto o andamento dos trabalhos e ressaltou que as obras, após serem concluídas, vão erradicar a falta d’água em toda a cidade. “Desapropriamos os terrenos para tornar possível a construção desses reservatórios que serão os responsáveis por abastecer diversos bairros e vão beneficiar mais de 200 mil moradores de Queimados e de cidades vizinhas”, destacou.

Também participaram da visita, o diretor técnico da CEDAE, Humberto de Mello, o assessor técnico do programa de abastecimento de água na Baixada, André Cruzeiro, o responsável pela CEDAE/Queimados, Emidio Cerqueira e o coordenador Washington Santana.

O programa

Orçado em R$ 3,4 bilhões, fruto de empréstimo da CEDAE junto à Caixa Econômica Federal, o Programa de Abastecimento de Água para a Baixada Fluminense beneficiará cerca de 2,2 milhões de habitantes. As obras incluem assentamento de cerca de 100 km de adutora, implantação e reforma de 17 elevatórias, construção de 17 reservatórios e reforma de outros oito, e assentamento de 517 quilômetros de troncos de adução e de distribuição.

Além de Queimados, as obras estão em andamento nos municípios de Duque de Caxias, São João de Meriti, Belford Roxo, Nilópolis, Mesquita e Nova Iguaçu.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.