sexta-feira, 26 de janeiro de 2018

Queimados municipaliza escola José de Anchieta e cria 700 novas vagas na rede

Unidade passará por pequena reforma antes do início do ano letivo em 5 de fevereiro. Matrículas estão abertas e podem ser feitas na secretaria da instituição

Leandro Machado - A Prefeitura de Queimados, por meio da Secretaria Municipal de Educação, concluiu no início deste ano o processo de municipalização da Escola José de Anchieta, no bairro Granja Alzira. A nova unidade vai gerar mais 700 vagas na rede, sendo do quarto ao nono ano do Ensino Fundamental e vai atender também aos moradores dos bairros Eldorado e Jardim da Fonte. Uma outra novidade é que o local pode ganhar, em breve, um espaço destinado para a Educação Infantil. As matrículas podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 9h às 14h, na secretaria da escola (Rua Aveiro S/N, Granja Alzira).

A Escola Municipal José de Anchieta foi inaugurada em 1993 pelo governo do estado e, atualmente conta com sete salas de aula com ar refrigerado, refeitório, auditório, sala de leitura, quadra poliesportiva, entre outras dependências. O município será o responsável por arcar com os custos de 26 professores, além de vigias, merendeiras e auxiliar de serviços gerais, que irão totalizar cerca de R$ 700 mil por ano. Já o estado, além de ceder o imóvel e mobiliário, arcará  também com as despesas de água e energia.

Nesta semana, o Secretário Municipal de Educação, professor Lenine Lemos, visitou a unidade e ressaltou a importância da municipalização da escola: “A região ganhou muitos moradores recentemente e com esta variável demográfica nós detectamos a necessidade de ampliar as ofertas de vagas. Estamos realizando uma pequena reforma no local para que no início do ano letivo (5 de fevereiro), os alunos possam ter um local digno para estudarem”, destacou.

Além das vagas abertas do quarto ao nono ano, a Secretaria Municipal de Educação visa a criação de cerca de 150 vagas para a Educação Infantil: “Nós assumimos a unidade agora e estamos estudando a parceria com o Governo Federal para oferecer mais uma oportunidade às crianças da localidade. Nós temos três creches municipais e duas conveniadas. Tenho certeza que será um grande ganho para a população”, disse.

Unidades reformadas e ampliadas

Cerca de 15 mil alunos  já foram matriculados na rede municipal de ensino em 2018, um aumento de quase 10% em relação ao número de vagas no ano passado. A ampliação de vagas foi possível graças à reforma e ampliação de diversas unidades de ensino.  Atualmente passam por melhorias as escolas São José (Parque Ipanema), Oscar Weinshenk (Fanchem), Monteiro Lobato (São Francisco), Cledon Cavalcante (São Bartolomeu), José Anastácio Rodrigues (Fazendinha), I Igreja Batista (Centro) e Maria Corágio Pereira Xanxão (Jardim da Fonte).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.