terça-feira, 30 de janeiro de 2018

Treinamento funcional cai no gosto dos idosos de Queimados

Modalidade passa a ser oferecida gratuitamente no Centro de Esporte e Lazer da Terceira Idade. Terão novas turmas também de Zumba e Step
Foto: Thiago Loureiro
Aline Lopes- Quando o assunto é exercício físico, os idosos de Queimados mostram na prática que não há idade para buscar a melhora na performance e superar limites. Prova disso é que a sensação do momento no Centro de Esporte e Lazer da Terceira Idade (CELTI) - espaço mantido pela prefeitura - são os treinamentos funcionais de alto rendimento, focados nos movimentos fundamentais do corpo, como agachar, levantar e girar. Nesta terça-feira (30), a atividade aconteceu na quadra da Vila Olímpica Barnabé dos Santos e não faltou disposição.
Foto: Thiago Loureiro
Ao invés dos tradicionais aparelhos, barras, halteres e anilhas vistos nas academias, o que se viu foram bambolês, cordas e cones espalhados pelo local, o suficiente para não deixar ninguém parado e, claro, sobrar energia. Como principal benefício, está melhora na resistência cardiovascular e muscular, assim como na flexibilidade, equilíbrio e coordenação motora.
Os treinos funcionais são algumas das novas atividades que serão oferecidas neste ano no CELTI. Também serão abertas turmas para aulas de Zumba, oficinas de brinquedos e Step, que chegam para completar a grade de atividades do espaço, que já conta com aulas de hidroginástica com piscina aquecida, musculação, pilates e dança de salão, entre outras.
Foto: Thiago Loureiro
De acordo com o Secretário Municipal de Terceira Idade, professor Carlos Albino, além da inclusão de novas atividades no CELTI, a prefeitura estuda abrir mais um pólo de atividade física na cidade, no bairro Jardim da Fonte – já tem no Centro, Campo da Banha, Fanchem e Dona Branca –. “O treino funcional virou uma alternativa para quem estava cansado dos exercícios mais tradicionais na academia. Queremos sempre ampliar as atividades para os nossos idosos, por isso, sempre temos novidades”, destacou.
Já a Professora de Educação Física, Isabelle Ferrão, afirma que treino funcional possibilita ao praticante ganhar mais força, equilíbrio, flexibilidade, potência, condicionamento, resistência e agilidade. “É bom para os idosos resgatarem os movimentos da infância. Uma criança corre, agacha, pula, empurra, salta e tudo isso faz parte dessa atividade”, explicou.
Foto: Thiago Loureiro
Cuidado especial com a saúde
Morador do Centro, Sidney Ferreira, de 64 anos, é autônomo e pratica atividades físicas há 14 anos. “Chegou um momento da minha vida que eu estava muito ruim de saúde por causa do cigarro e da bebida, por isso comecei a me exercitar e hoje eu não consigo mais parar”, disse ele que faz musculação, corrida, hidroginástica e outros exercícios todos os dias da semana.
Já a dona de casa, Edna Eugênia, de 55 anos, ficou encantada com a sua primeira aula de funcional “Fiquei feliz em saber que essa atividade vai fazer parte do nosso calendário, com certeza irei fazer mais vezes”, declarou a moradora do bairro Nova Cidade, que pratica musculação no CELTI há um ano.
Foto: Thiago Loureiro
Os interessados em participar da atividade, basta ir até o CELTI (Avenida Maracanã, s/n, Vila Pacaembu), de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h, com identidade, comprovante de residência, tipo sanguíneo, duas fotos 3x4 e atestado médico. Outras informações pelo telefone: (21) 2665-6526.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.