terça-feira, 6 de março de 2018

Profissionais da educação de Queimados participam do "Dia D" da Base Nacional Comum Curricular


Documento apresenta conhecimentos, competências e habilidades essenciais na aprendizagem de alunos
 
Leandro Machado - O município de Queimados, na Baixada Fluminense, deu o pontapé inicial, na manhã desta terça-feira (6), para a implementação da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) na rede pública municipal de ensino. Cerca de 30 profissionais de educação do município se reuniram no teatro Delcy de Souza, no Centro de Artes e Esportes Unificados, para a realização do Dia D de discussão sobre o tema. Os professores produziram apresentações informativas e dinâmicas, visando ao engajamento dos profissionais da educação no processo de concretização do currículo comum.

A Base Nacional Comum Curricular foi homologada em 20 de dezembro do ano passado e passa por fase de implementação. O documento, que apresenta os conhecimentos, competências e habilidades considerados essenciais no processo de aprendizado dos estudantes brasileiros ao longo da educação básica e servirá como referência para a formulação dos currículos dos sistemas e das redes escolares estaduais e municipais.

O município de Queimados tem cinco representantes na confecção do BNCC e desempenham papéis importantes na apresentação da base para os cerca de 850 profissionais de educação no município. Neste primeiro encontro, os responsáveis pelas palestras de apresentação foram Dilcelina  Vasconcelos, Mytse Andrea Sales e Gênesis Carvalho. O documento trata somente das diretrizes para os currículos das escolas de educação infantil e ensino fundamental. A base para o ensino médio deverá ser enviada pelo Ministério da Educação ao Conselho Nacional de Educação até o fim de março. 

O secretário municipal de Educação, Lenine Lemos, explicou de como será, na prática, a implantação da BNCC: “A Base Nacional Comum Curricular tem por objetivo abranger os saberes essenciais que todo aluno, de todo o território nacional, deve aprender. Lógico, repeitando o conhecimento específico de cada local”, disse. Ele também falou da realização de novos encontros com demais profissionais: “Este bate-papo é muito importante para tirarmos todas as dúvidas dos ´profissionais e novos encontros acontecerão periodicamente”, ressaltou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.